Título: David Copperfield
Autor: Charles Dickens
Páginas: 1160
Ano: 2018
Editora: Penguin Companhia
Gênero: Ficção Inglesa, Ficção, Romance, Suspense
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Companhia das Letras, Amazon, Saraiva
Nota:
Sinopse: Publicado originalmente na forma de folhetim entre 1849 e 1850, David Copperfield é o romance mais autobiográfico de Charles Dickens. Mas não só: nas palavras do grande escritor, que inspirou outros gigantes da literatura ocidental como Tolstói, Kafka, Woolf, Nabokov e Cortázar, este é seu “filho predileto”.
Nele, acompanhamos a jornada do herói, nascido na Inglaterra dos anos 1820: órfão de pai desde o nascimento, David Copperfield pertence à imensa massa de desfavorecidos que a literatura do século XIX, pela primeira vez, presenteou com o protagonismo.
Parte fundamental da tradição do grande romance realista, este livro oferece não apenas um retrato acurado de seu tempo como também um contundente relato sobre a vocação literária.
"Ele tinha aquele tipo de olho escuro e raso, eu queria uma palavra melhor para expressar um olho que não tme profundidade para se olhar, o qual, quando está distraído, parece, por alguma peculiaridade de luz, se desfigurar por um momento, num relance." p.41 e 42Resenha: Meu primeiro livro concluído do Dickens! Finalmente!! Tentei ler dois livros dele em edições antigas e eu achei uma linguagem muito chata, para quem quer saber como progride a história sem milhões de palavras antigas e nem mais usadas, entretanto, esse David Copperfield é um arraso de história!
Segundo o autor esse é seu filho predileto, sua obra prima e traz muito da vida que o autor viveu, pois ele quando criança teve que largar os estudos e ir trabalhar para se sustentar e afins.
Conhecemos o narrador e os personagens... nos é narrado tudo desde antes de seu nascimento, até ele tornar-se um adulto de fibra e de caráter. Entretanto não só conhecemos tudo de sua vivência, mas também dos outros personagens ao seu redor. Todos vão crescendo e evoluindo a sua maneira.
"...tinha pensado como as coisas que nunca acontecem muitas vezes são tão reais para nós, em seus efeitos, quanto as que se realizam. ”
Ainda não tinha lido
um livro que contasse com tantos detalhes sem deixar a história chata, ou que estivesse faltando algo na história. Não! Esse livro é muito completo e merece todos os
elogios possíveis. Cada novo capítulo conhecemos mais do David e
vemos todos seus medos, aflições e afins e como ele evolui bem com tudo de ruim
que acontece consigo e a sua volta.
O autor fez um
trabalho primoroso de volta no passado e sua chegada até o presente onde vemos David
adulto e como ele chegou até ali, mas engana-se quem pensa que a história não é
contada por olhos de criança, é sim! Por
isso é um livro tão fascinante. De fato, parece uma criança contando a história
no início, um adolescente no meio, com seus amores e descobertas da vida e como
adulto, depois.
Portanto, não poderia
ter começado e concluído um livro tão fascinante e que nos traz reflexões e
algumas lições da vida. Essa obra merece ser lida por todos. Jovens e adultos. Vale muito a pena. É uma leitura que agrega a vida.
Oi, Raquel,
ResponderExcluirVejo que esse é um livro completo. Que faz dele algo super relevante em diversos sentidos.
Olá! Eu gosto quando o livro mistura um pouco da fantasia com a realidade. E sem dúvida deve ser incrível acompanhar essa história. Também não tive contato (ainda) com a escrita do autor e adorei a dica.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirEu não conhecia o livro e nem o autor, mas traz uma historia interessante..Espero ter a oportunidade de conhecer a escrita.
Meu blog:
Tempos Literários
Oi Raquel!
ResponderExcluirApesar de não ler mtos livros do gênero, confesso que este me chamou atenção, começando pela capa, é linda, o enredo parece ser bom tbm.
Bjs!
Eu li esse livro na faculdade e fiquei encantada com o talento do autor em conseguir definir tanto as vozes dissonantes de uma mesma personagem, em suas diferentes fases da vida. Além disso, construir um enredo tão comum quanto esse sem se torna maçante e mantendo a atenção do leitor do início ao fim do livro é um trabalho difícil, o que dá ainda mais mérito ao escritor.
ResponderExcluirJa li um livro do autor, mas não conhecia David Copperfield. Achei a resenha bem interessante, gosto de livros clàssicos, e esse ja me conquistou.
ResponderExcluir