Sem Volta - Charles Burns

18 de setembro de 2018

Título: Sem volta
Autor: Charles Burns
Páginas: 176
Ano:2018
Editora: Companhia das Letras, Quadrinhos na Cia.
Gênero: Ficção, HQ, Mistério
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: A trilogia épica de Charles Burns reunida num só volume. Sem volta é uma jornada delirante pelo território, incerto e sombrio, da memória. Uma história em quadrinhos que nos mantém visualmente eletrizados com sua atmosfera de sonho e realidade distorcida. Enquanto se recupera de um trauma devastador, o jovem Doug tenta juntar as peças do seu passado. Sua paixão por Sarah, uma estudante de artes brilhante e atormentada; a doença do pai. O que de fato aconteceu? Entre homenslagarto, ovos verdes gigantes e a cena punk do final dos anos 1970, a história vai sendo montada e desmontada. Como se Hergé encontrasse Burroughs num pesadelo de David Lynch, Charles Burns funde ação e mistério e mantém o leitor num estado de constante tensão nesta que é a reunião de sua célebre trilogia — X'ed Out, The Hive e Sugar Skull. Em que medida podemos confrontar o passado e conhecer a nossa própria história? É possível voltar atrás? 
Resenha:

"Essa é a única parte que vou me lembrar. A parte em que acordo e não sei onde estou."

A história começa com Doug acordando em sua cama, e ao mesmo tempo que o ambiente lhe é familiar há algo diferente ali, na espreita. Há um buraco na parede onde seu gato passa, e Doug corre atrás dela.

Ao atravessar a parede, ele se vê num lugar desconhecido, como um universo paralelo ou um mundo pós-apocalíptico, aonde existem seres estranhos, homens lagartos e tudo parece tão seco e árido.

"O que eu queria? Queria deslizar pra fora da pele...rasgar as costuras...virar outra pessoa."

Em uma festa, Doug conhece Sarah e se encanta por ela como deveria ser, mas nenhum dos dois poderiam imaginar o que esse fato significava para suas vidas dali em diante.

Eles começam uma relação e aos poucos, Doug percebe que Sarah é uma garota peculiar assim como ele: ela gosta de artes, mais especificamente de fotografia e ele faz algumas performances declamando coisas aleatórias.

Aqui nessa parte, o autor faz uma referência a Tintin, quando Doug põe a mascara e fala o nome se alter ego ao contrário.  

E assim, a história vai se desenvolvendo com Doug entre os dois mundos: o pós-apocalíptico e o passado que não parece assim tão distante do agora. entre bandas indies e cenários punk, os sentimentos e a construção do "nós" entre nosso personagem e Sarah, nos mostra a dificuldade de aceitar algumas situações e de como acabamos fugindo de coisas que na vida, são inevitáveis.

"Tudo vai terminar de algum jeito...porque tudo sempre chega ao fim,certo?Não tem volta...O último comprimido,o último cigarro, o último gole de água e o último beijo."


Confesso que no começo senti muita pena e empatia pelo personagem tão brilhantemente construído de Burns, porém com o desenrolar da historia começamos a ter uma visão diferente de Doug, como suas ações e atos o levaram merecidamente ao que está vivendo agora: sob efeitos de calmantes,recordando coisas que poderia ter feito de formas diferentes.

Uma viagem à mente, ao remorso e a culpa de forma tão crua e por vezes brutal nós é apresentada em belíssimos traços numa edição linda.

Não tem como falar muito sobre a história sem contar spoilers, então se você curte algo fora dos padrões, quase uma viagem psicodélica a mente humana, com certeza essa HQ é para você, mas esteja avisado que nem tudo é o que parece e que irá encontrar cenas bem chocantes ali.

"Eu teria feito tudo para manter aquele sorriso no rosto dela...mas acho que nem sempre as coisas saem como deveriam."

Então é isso, até a próxima ^^

4 comentários

  1. Oi Karla.
    Essa HQ parece bem diferente e me interessei principalmente por causa disso.
    Uma viagem psicodélica a mente humana (talvez induzida por causa dos calmantes?) é algo que chama a minha intenção.
    Fiquei curiosa para saber o que levou Doug a ter tanto remorso e sentir culpa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Karla!
    Ouvi falar bem dessa HQ, uma leitura diferente do que estou acostumada...
    Ando me interessando demais por HQ´S, então vou add esta tbm nos meus desejados, pois sua resenha me deixou curiosa pra ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Sem dúvida uma HQ bem diferente, fiquei bem curiosa para conhecer mais a fundo essa história. Acredito eu seja bem como o título fala, uma vez que iniciar a leitura não terá volta até chegar à conclusão.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ultimamente estou sendo apresentada com vários HQ com historias magnificas que estar me encantado, não tinha visto esse mais vejo uma historia muito fofa e bem interessante, principalmente os temas que são abordados.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir