Restaura-me - Estilhaça-me, 4 - Tahereh Mafi

8 de dezembro de 2022

Título: 
Restaura-me - Estilhaça-me, 4
Autor: Tahereh Mafi
Páginas: 400
Ano: 2018
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Distopia, Fantasia, Ficção científica, Jovem adulto, Literatura Estrangeira, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: A história de Juliette e Warner continua no eletrizante novo volume da série Estilhaça-me, de Tahereh Mafi, autora best-seller do The New York Times. Juliette Ferrars acreditava ter vencido. Assumiu o controle do Setor 45, foi nomeada nova Comandante Suprema da América do Norte e agora conta com Warner ao seu lado. No entanto, quando a tragédia se instala, Juliette precisa confrontar a escuridão que existe tanto à sua volta quanto em seu interior.
Resenha anteriores abaixo:


Resenha: Porque, me digam, porque a autora não parou naquele final lindo e maravilhoso do terceiro livro??? (eu sei que estou exagerando, mas "deixa eu né...").

Pra quê, me diga, por favor, escrever mais três livros só pra nos fazer sofrer lendo o sofrimento da Juliette? Ah e do Warner né, porque agora a narrativa é dividida entre o casal, pelo menos nesse primeiro livro e enquanto eles ainda são um casal, o que eu espero que não mude também porque aí sim meu descontentamento ficará completo!

Mas bom, vamos à história né?

O livro começa apenas alguns dias depois do final do anterior, onde Juliette matou o Comandante Supremo anterior, pai de Warner, e tomou seu lugar. Ela e seus amigos, agora aliados enfrentam uma nova luta, lidar com as consequências de tudo o que aconteceu, aprender a governar os cacos que ela herdou, administrar as pessoas e o pior, aprender a jogar o jogo político que se desenrola ao seu redor.

"Em vez disso, os líderes do mundo deixaram clara a nossa insignificância: estão nos ignorando como ignorariam uma mosca, prendendo-nos debaixo de um copo onde ficamos livres para zumbir quando quisermos, para bater nossas asas quebradas nas paredes somente pelo tempo que o oxigênio durar."

Paralelo à isso, conhecemos os dramas adolescentes de Juliette que apesar de ser a Comandante Suprema agora, ainda é apenas uma garota insegura, e deWarner que, ao contrário do que pensamos ao terminar a leitura anterior, ainda esconde muitos segredos, alguns dos quais, colocará seu relacionamento com Juliette em perigo!

"Meu passado ainda está grudado em mim, mãos de esqueleto me puxando para trás mesmo enquanto eu me impulsiono em direção a luz."

Os Comandantes Supremos das outras nações estão cercando Juliette través dos seus filhos, que tiveram o mesmo tipo de treinamento que Warner teve. Focado apenas em assumir o poder no lugar dos pais, são letais, perigosos e sem coração e Juliette não sabe o perigo que a cerca. Para protegê-la, Warner vai ter que , finalmente, contar seus segredos à namorada.

"O mundo tentou esmagá-la - digo, agora com um tom mais gentil. - E você se recusou a se estilhaçar. Venceu cada um dos obstáculos e saiu uma pessoa mais forte, ressurgindo das cinzas e deixando todos à sua volta impressionados. E vai continuar surpreendendo e confundindo aqueles que a subestimam. É inevitável."

Interessante conhecer a história depois da história. Geralmente quando termina, ficamos pensando o que aconteceu depois da última página. Aqui descobrimos. Infelizmente descobrimos que a saga dos nossos amigos ainda não acabou e que tem muito mais por vir. Agora, as tramas políticas estão à toda, além disso descobrimos que nada do que soubemos anteriormente é simples como nos pareceu e a coisa está prestes a ficar bem pior antes de melhorar!

Só espero que o próximo livro explique um pouco mais, já que o final desse me deixou com um enorme ponto de interrogação na cabeça. Não acabou... tem mais! Mas posso dizer que aqui meio que parece que a autora perdeu a mão. Muitos dramas, muito mimimi, muito probleminha que poderia ser evitado para no final, um problemão acontecer, exatamente porque não evitaram, já que esconder segredos parecia mais importante.

Enfim, vamos ver como seguem os próximos livros, mas lendo este posso dizer que, deveria ter parado no terceiro mesmo!

10 comentários

  1. Tá, eu li só o primeiro livro e acabei dando aquela desistida. Tá, ainda não sabia que era uma série na época, só parei por pura falta de grana mesmo rs
    Mas não sei hoje, com a cabeça que estou nesse momento se seria uma série que desejo ler.
    Sabe quando você olha, lê e não sente? Sei lá..acho que acordei mal humorada hoje rs(tenho médico e odeio estes dias)
    Mas...as capas são tão perfeitas!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Comecei essa série há séculos atrás, De.
    Parei acho que nesse livro mas não tenho certeza.
    Achei que o próximo seria o último mas qdo vejo tem mais 3. OMG. Compartilho do seu Pra que???? Kkkk

    ResponderExcluir
  3. Só li a primeira trilogia, apesar de já ter comprado os demais volumes. Espero não me arrepender de ter continuado a história (estou com bastante medo disso).

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Fico revoltada quando dão continuidade em algo que já teve um bom final apenas para ganharem mais dinheiro porem acabam estragando o que já estava perfeito.
    Essa serie eu não li porem já vi vários fãs reclamarem sobre as continuidades. E pelo jeito você concorda com eles.

    ResponderExcluir
  5. Dessa série não conseguir passa do 1°, mas parece que melhorou um pouco e a autora gostou e continuou mais ainda.

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Essa série nunca me chamou a atenção .Uma pena que a autora errou nesse volume
    com muitos dramas e mi mi mi .Tomara que o próximo seja beeem melhor do que esse.Aguardemos☺

    ResponderExcluir
  7. Denise!
    Sem sombra de dúvidas, a série poderia terminar com os três primeiros.
    Deu para notar pela embromação nesse livro.
    Li os posteriores, mas não comentarei para não atrapalhar suas leituras futuras.
    Ainda acho uma das melhores séries do gênero.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Oi, Denise!
    Tenho o costume de abandonar séries quando o autor fica enrolando e enrolando para finalizá-la, é que geralmente por conta dessas enrolações o meu interesse tende a diminuir... Sem falar que nas séries que abandonei pra mim as autoras perderam a mão :(
    Pena que a autora perdeu a mão aqui no quarto livro, mas quem sabe ela dê uma melhorada no próximo volume?!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Ainda bem que esse livro ainda não acabou, pois seria horrível uma história tão interessante, mas com o final sem sentido. Eu espero o próximo livro com resenhas super explicativas para nós.

    ResponderExcluir
  10. Olá! É aquela faca de dois gumes né, ao mesmo tempo que queremos ler mais sobre personagens que tanto gostamos, quando enfim lemos, ficamos nos perguntando: se era para escrever isso, porque a autora não parou lá atrás!? Vida de leitor não é fácil! Confesso que não tive sua coragem, e parei na trilogia original, não me arrisquei na leitura desse livro, mas vou adorar acompanhar o que você está achando sobre essa continuação.

    ResponderExcluir