Parceria: Autor Rodrigo Fonseca

15 de setembro de 2018



Hoje o Blog traz uma parceria mais que especial! Parceria com cheirinho de bolo quente! O autor Rodrigo Fonseca chega com sua bagagem e nos presenteia com Projeto 94 e Genes Letais, obras de ficção científica que prometem causar diferentes emoções e envolver o leitor. Projeto 94, Genes Letais e Degeneração (que eu PRECISO LER LOGO), prometem! Nessa entrevista você ainda fica por dentro das novidades de lançamentos para 2019. Venha conferir tudo o que esse Baiano de Sampa nos contou numa entrevista super descontraída. 



Curiosidade de Leitor... 

Conhecendo Projeto 94 e o Autor Rodrigo Fonseca.


1 - Como surgiu a ideia para o livro Projeto 94?

R: Foi bem curioso. A ideia veio enquanto ouvia a música "If God Was Onde Us" da Alanis Morissette, que fala sobre se Deus fosse como um de nós e aí pensei em fazer uma história falando o oposto, se nós humanos tivéssemos poderes? Fui montando a história mentalmente, de acordo com experiências pessoais e também com coisas que sempre quis aprender. Eestudei alguns fatos históricos que poderiam servir com pano de fundo para a história, outra cultura onde seria possível minha história se desenvolver com maior facilidade e de um jeito que fosse juvenil e adulto, que fizessem os jovens refletirem e que misturasse humor, ação, aventura, suspense, romance - elementos essenciais para uma boa história. E assisti ainda alguns filmes sobre o assunto.



2 - Em alguns trechos, na primeira impressão do livro Projeto 94, principalmente na descrição do laboratório e do pai de Jake, eu me senti dentro do laboratório da Erudição em Divergente. Pôde-se considerar que essa obra foi percursora para criação de Projeto 94? Caso não seja, qual foi sua maior fonte de inspiração na hora da criação?

R: Preciso dizer que amo a saga Divergente, mas o livro foi escrito antes de conhecer a história maravilhosa da Tris e do Quatro. A inspiração para a Genetic Corporation e os demais locais onde se passam a história veio da pesquisa mesmo, pesquisei como normalmente são esses lugares e depois usei a imaginação para ampliar esses ambientes. Mas o laboratório da Genetic também me lembra o laboratório do filme Gattaca, que vi depois em um trailer do livro que um fã fez. Ainda assim, fico muito feliz por saber que as descrições te lembraram o laboratório da Erudição.


3 - Li a respeito de Projeto 94 em alguns Blogs e um deles afirma que esse é o primeiro livro de uma saga de 12 livros. Por favor, nos conte se isso é verdade! Quantos livros podemos esperar depois desse? 

R: Quando concebi a história era para ser uma duologia, mas quando estava terminando o livro 2, Genes Letais, vi que seria necessário mais um, então a história será uma trilogia, o terceiro livro já está pronto na mente, só transcrever agora. Sobre a trilogia virar uma saga de 12 livros não fiz esse plano, mas tudo é possível, é um história com muitas possibilidades.


4 - Você possui uma linha de escrita muito fluida e isso fez com que eu devorasse as primeiras 72 páginas do livro em 3h, já temos no forno alguma outra história além de Projeto 94 e suas continuações? 

R: Temos Genes Letais #2, que está em período de lançamento pela editora Constelação, o terceiro já está, digamos, encaminhado. Então vamos falar de Genes Letais, esse segundo livro é avassalador em termos de histórias, reviravoltas e acontecimentos. Os leitores betas que já leram disseram que superou o primeiro. Também tenho outras histórias com as sinopses já prontas para depois do término da trilogia, tem suspense, terror, fantasia, um sobre zumbis e até romance!


5 - Quando escreve, você já tem em mente tudo que quer por no papel ou a inspiração surge e conforme escreve tudo acontece?

R: Normalmente não faço rascunhos, nem na época da escola era assim, sempre fazia as redações direto e isso permanece até hoje. A ideia vem, sento e começo a escrever direto, assim outras vão surgindo e perco a noção da hora. Mas geralmente já tenho a estrutura em mente e os detalhes vão surgindo enquanto escrevo.

Queremos saber do livro, mas também queremos conhecer o autor, para isso, as próximas perguntas serão para entrar em sua vida, nos permite?

R: Claro! (risos)


6 - Se sua vida fosse um livro, qual seria o tema?

R: Um romance, mas cheio de ação e aventuras (risos) Sou apaixonado pela vida, por escrever, por viver e por isso sempre tenho histórias para contar. Possíveis títulos: A Fantástica Fábrica de Sonhos de Rodrigo Fonseca ou O Curioso Caso de Rodrigo Fonseca (risos).


7 - Qual sua idade, onde nasceu, em quais lugares já morou e onde mora atualmente?

R: Tenho 27 anos, nasci na Bahia, mas minha família se mudou para São Paulo quando tinha 8 anos, já morei no Ceará por dois anos fazendo um trabalho voluntário e atualmente moro na zona sul de São Paulo. Mas meu sonho é viajar o mundo!


8 - Você se dedica 100% a carreira de autor ou possui aquela vida dupla de agente secreto? Caso possua, diga-nos qual sua formação.

R: Tenho uma vida tripla! Sou formado em Publicidade e Propaganda e trabalho na área, como Assistente de Comunicação de uma ONG que atende 4 mil pessoas carentes em situação de vulnerabilidade social na zona sul de São Paulo, a Vivenda da Criança. E além de escritor, sou blogueiro também, tenho um blog chamado Vitamina Livros.


9 - Há quanto tempo você escreve e qual sua maior inspiração na literatura?

R: Escrevo desde o ensino fundamental, lembro que escrevia novelas nos meus cadernos de brochura na época da escola, depois escrevia peças de teatro no ensino médio. Minhas inspirações são muitas, amo os autores de distopias: Marie Lu, James Dashner, Suzanne Collins, Veronica Roth, Cassandra Clare, Scott Westerfeld e por aí vai. Autores de outros gêneros também me inspiram como André Vianco, John Green, Nicholas Sparks, José de Alencar, Machado de Assis, Clarice Lispector e lista é gigante!


10 - Aquela perguntinha constrangedora dos tios descolados no natal: como vai o coração?

( ) anda crushando alguém

( ) são muitos contatinhos

(x) está solteiro

( ) está enrolado

( ) amando e sendo amado


Bate bola com Rodrigo...


Meu signo é: Libra

Eu acredito em/que: todos os nossos sonhos podem tornar-se realidade se tivermos coragem de persegui-los.

O que eu mais quero é: ser um autor reconhecido e viver só da escrita.

Nunca fico sem: comprar e ler livros e assistir séries.

Minha comida preferida é: Lasanha.

Minha cor favorita: Azul.

Minha maior paixão: Minha família e minha coleção de livros.

Sou grato: a minha mãe porque ela é uma mulher guerreira e batalhadora, que acreditou no meu sonho e me incentivou a realizá-lo.


11 - Como foi sua experiência como autor na Bienal São Paulo 2018?

R: Foi emocionante! Minha primeira bienal como leitor e autor, uma experiência única e inesquecível, conheci pessoas que tinham lido meus livros e que eram fãs da história. Essa troca com o leitor não tem preço!

12 - O que podemos esperar do Rodrigo como Autor daqui para frente, quais são seus projetos para 2019?

R: Em 2019 teremos lançamento de Degeneração, o último livro da trilogia Projeto 94. Terá também meu novo livro de Dark Fantasy, Sangue de Sereia, além de alguns projetos de antologias que participo e outros que organizarei.


Gostou?
Quer ficar por dentro de qualquer novidade?

Siga o Rodrigo no Facebook, Intagram, Twitter e em seu Blog Vitamina Livros.
Contato: rodrigofonseca.job@gmail.com






4 comentários

  1. Oi Jéssica.
    Parabéns pela nova parceria.
    Já tinha visto algum informação sobre o primeiro livro dele, mas foi bem interessante conhecer um pouco mais sobre o autor.
    É engraçado como muitas vezes a ideia original é uma duologia, mas depois de terminar o "último" livro, o autor ver a necessidade de escrever mais um. Só espero que não vire aquelas séries intermináveis como os da Cassandra Clare.
    Desejo muito sucesso ao autor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Jéssica!
    Parabéns pela parceria!
    Muito bacana conhecer autores nacionais, me interessei pelo livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Adorei conhecer um pouco mais sobre o autor, já tinha visto os livros e me interessado bastante pelos enredos, é muito bacana ter a oportunidade de conhecer mais o processo de criação dos livros e saber que o autor teve a preocupação em realizar pesquisas para entregar ao público uma história realmente especial. Adorei o bate-bola, jogo rápido (risos), temos algo em comum a cor azul e o amor por lasanha, além é claro do amor pelos livros. Muito sucesso e que venham mais histórias incríveis.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu não conhecia esse autor e adorei a entrevista me deixou bem curiosa sobre o livro dele, hahaha..
    Adorei conhecer ele e saber as paixões, até irei espiar o blog..

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir