Um Banquete para Hitler - V.S Alexander

22 de agosto de 2018

Título: Um Banquete para Hitler
Autor: V.S Alexander
Páginas: 304
Ano: 2018
Editora: Gutenberg
Gênero: Literatura Estrangeira, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Submarino
Nota: 
Sinopse:
"Eu, Magda Ritter, conheci Hitler.
Eu era uma das quinze mulheres que provavam sua comida, pois o Fürher era obcecado com a possibilidade de ser envenenado pelos Aliados ou por traidores dentro de seu círculo pessoal.
Ninguém, exceto meu marido, sabe o que eu fiz.
Nunca falei sobre isso. Eu não podia falar… Mas os segredos que guardei por tantos anos precisam ser revelados.
Às vezes, a verdade me oprime e me apavora. É como uma queda sem fim em um poço fundo e escuro. Mas, ao escrever minha história, descobri muito sobre mim mesma e sobre a humanidade. E também sobre a crueldade dos homens que fazem leis para se adequarem aos seus próprios interesses.
Eu conheci Hitler… E minha história precisa ser contada.”
Unindo a história e a ficção, Um Banquete Para Hitler mostra os extremos de privilégio e opressão sob a ditadura do Fürher, expondo os dilemas morais da guerra em uma história emocionante, cheia de atos de extraordinária coragem em busca de segurança, liberdade e, finalmente, vingança.

Resenha:


“A vida me castigou e os pesadelos rondam meu sono. Não há escapatória dos horrores do passado. Talvez aqueles que leiam minha história não me julguem com tanta dureza como julguei a mim mesma.”

O livro conta a historia de Magda Ritter, uma alemã que teve que ir morar com seus tios, após os ataques aéreos dos Aliados à sua cidade.
O clima é de total alienação e medo,pois, a maioria dos cidadãos nem sabem realmente o que está acontecendo e qual a verdadeira razão para a guerra.

Os pais de nossa protagonista a mandam para seus tios, para que ela possa ter uma chance de viver, já que os ataques estão concentrados ali em Berlim.

Ao chegar na casa de seus tios, ela fora bem recebida pelo irmão de seu pai, um policial da pequena cidade aonde viviam. Mas sua tia a informa que para viver ali com eles, Magda teria que trabalhar.

E ela parte em busca de alguma função, porém com a guerra, veio o racionamento de tudo: dinheiro, funcionários e comida, o que torna sua busca totalmente infrutífera.

Até que seu tio, que faz parte do Partido      (que apoia o Führer) pede que ela se inscreva  lá e assim conseguirá uma vaga. 

Logo após sua inscrição, é chamada para uma vaga, a qual ela nem mesmo faz ideia do que seja, já que eles mantém segredo absoluto, sendo informada somente quando chega em um dos locais aonde Hitler costuma ficar.

"Estremeci.Minha vida pode acabar aqui. Nem mesmo os bombardeios em Berlim tinham me obrigado a enfrentar minha mortalidade de maneira tão brutal."

Assim, Magda preenche um dos cargos menos desejáveis do mundo : provadora oficial de Hitler. Ela e mais algumas mulheres, possuem a prerrogativa de colocarem suas vidas em risco a favor do líder alemão.

Ela é treinada para reconhecer alguns dos venenos mais conhecidos como: cianeto, cogumelos, mercúrio e arsênico. Sabendo identificar cores, sabores e aspectos.

Seu medo diário era que aquele poderia ser último dia, e o que mais a afligia e atemorizava era que agora que estava ali, próxima a Hitler , passando a saber mais dos horrores da Guerra, lá no seu intimo, nutre um ódio intenso por ele, porém ela sabia cumprir muito bem com seu papel de fiel aliada ao Führer, provando suas refeições antes dele.

A escrita de V.S Alexander é uma verdadeira obra de arte, pois, ao misturar ficção com um contexto histórico já muito explorado pela literatura,consegue nos prender de maneira significativa, fazendo  nos envolver nos dilemas vividos por Magda, ao mesmo tempo que vivenciamos os horrores da Guerra vistos pela ótica de uma cidadã alemã. Uma leitura que vale muito a pena, indico com certeza.

5 comentários

  1. Oi Karla, tudo bem?
    Esse livro tem uma premissa ótima, gosto muito de histórias semelhantes e que se ambientem na Segunda Guerra. Fiquei curiosa pra saber mais a respeito.

    Att.,
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Karla,

    Se tornar responsável pelo bem estar de alguém tão cruel, é algo difícil de digerir (sem trocadilhos).

    A trama, juntamente com esse cenário - no qual tudo se passa -, aparentemente parece ser bem construída, por trazer algo real e cruel. Traz uma carga mais pesada. O enredo é perfeito.

    O livro possui algo um pouco diferente, por isso, quero tanto lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Adoro esses livros que nos fazem mergulhar no nosso passado não tão bonito e aprender um pouco mais sobre os horrores que as pessoas tiveram que passar. O livro tem uma proposta diferente e deve ser bem intenso, fiquei curiosa para saber mais sobre esse enredo. Imagino a aflição de saber que a cada garfada poderia ser a última (#medo).

    ResponderExcluir
  4. Oi Karla!
    Sempre fui interessada nas histórias dessas épocas, pretendo em breve ler esse livro pois me chamou bastante atenção.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    O livro tem uma premissa ótima, ainda mais sendo uma história passada podemos ter uma noção daquela época. Gostei e como não é muito o estilo de livro que leio mas adorei!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir