Autor: Neal Shusterman
Páginas: 272
Ano: 2018
Editora: Valentina
Gênero: Drama, Jovem Adulto
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Submarino
Nota:
Sinopse: Uma poderosa jornada da mente humana, um mergulho profundo nas águas da doença mental.
CADEN BOSCH está a bordo de um navio que ruma ao ponto mais remoto da Terra: Challenger Deep, uma depressão marinha situada a sudoeste da Fossa das Marianas.
CADEN BOSCH é um aluno brilhante do ensino médio, cujos amigos estão começando a notar seu comportamento estranho.
CADEN BOSCH é designado o artista de plantão do navio, para documentar a viagem com desenhos.
CADEN BOSCH finge entrar para a equipe de corrida da escola, mas na verdade passa os dias caminhando quilômetros, absorto em pensamentos.
CADEN BOSCH está dividido entre sua lealdade ao capitão e a tentação de se amotinar.
Cativante e poderoso, O Fundo é Apenas o Começo é um romance que permanece muito além da última página, um pungente tour de force de um dos mais admirados autores contemporâneos da ficção jovem adulta.
"Há noites em que você não consegue dormir, porque essas coisas que te obrigam a fazer mil e um malabarismos tiram toda sua concentração. Você tem pavor que uma das bolas caia, porque, se isso acontecer, como é que vai ficar?"
O livro conta a história de um jovem de 15 anos, chamado Caden Bosc que de um momento para o outro, começa ter que viver entre dois mundos: o real e o imaginário, que o leva até um navio a caminho de Challenger Deep.
Conforme a leitura segue, iremos conhecer um pouco da batalha que Caden vem travando consigo mesmo e o Capitão do Navio o qual vez ou outra ele embarca. E o caminho que o Navio o leva é sombrio , com muitos desafios.
Caden ficou responsável por fazer o diário de bordo em forma de desenhos, mostrando nos um pouco do que ele vivencia cada vez que embarca nas suas temidas aventuras pelo mar a caminho da Challenger Deep.
Ao adentrar na mente de Caden, iremos sair gradativamente da zona de conforto junto a ele, e um simples quadro na parede irá nos levar a um mundo tenebroso e aterrorizante, e uma pequena ferida na pele, poderá se transformar na pior tortura existente.
"—Não há como determinar a profundidade dela — afirma o capitão, e o lado esquerdo do bigode se retorce como o rabo de um rato . — Se alguém cair naquele abismo insondável, dias se passarão antes que chegue ao fundo."
A primeira sentença estranha de Caden ao seu pai, foi de que um menino na escola queria mata-lo, parecia algo real, porém ao questiona-lo mais, o pai percebe que talvez algo não esteja tão certo com seu filho. E nosso protagonista, na idade de 15 anos precisa ser internado num hospital psiquiátrico porque ele não consegue confiar em ninguém pois passa a não distinguir o real do imaginário.
Esquizofrenia,transtorno bipolar, depressão ou transtorno obsessivo-compulsivo. Essas são algumas das doenças mentais que conhecemos, mas não sou capaz de identificar ou classificar algo assim. Nesse livro, o autor vivenciou seu filho passando por esses problemas, criando e adentrando num mundo sombrio e desconhecido do qual ele como pai, muitas das vezes era mero espectador.
Profunda e realista, a história de Caden nos faz refletir como de um momento para outro podemos nos perder na nossa própria mente e não conseguir controlar nossas próprias ações.
“Agora, imagina viver assim o tempo todo, sem nunca saber ao certo quando vai estar aqui, lá ou em alguma zona intermediária. Se a única medida da realidade que se tem é a própria mente... o que acontece quando ela se torna uma mentirosa patológica?”
Mais do que uma historia qualquer, temos um relato de uma pessoa real e de como ela vivia (vive) à sua nova condição e como tudo se desdobrou, lembrando que cada caso e pessoa é de uma forma única e diferente.
A edição é belíssima com desenhos feitos pelo filho do autor que nos remetem a certos momentos na historia.
Uma leitura indispensável e muito bem escrita que vale a pena ser conhecida.
Provavelmente está entre as melhores historias que li esse ano.
Leiam e embarquem na aventura rumo a Challenger Deep, mas cuidado com os monstros marinhos e os abismo que encontrarem pelo caminho, pois pode ser seu último vislumbre de vida, e sanidade.
Oi, Karla,
ResponderExcluirÉ um livro que tô querendo ler, por ser profundo e também delicado ao retratar essa questão da esquizofrenia, que é real e está efetivamente presente na vida de muitas pessoas.
Essa constante luta do Caden com a realidade versus a imaginação, acaba sendo um dos pontos chaves mais primordiais da história, pois coloca o leitor à par do que é realmente lidar com isso. Ou seja, podemos ter uma parcela mínima de como tudo se desencadeia.
Olá! Caramba só a resenha já mexeu com as minhas emoções, dá para notar o quanto a escrita é emocionante e ao mesmo tempo importante, para conhecermos melhor sobre assuntos tão pouco comentados, mas que acabam gerando diversos pré-julgamentos.
ResponderExcluirOi Karla!
ResponderExcluirEu pretendo ler esse livro assim que surgir oportunidade, o enredo parece ser bom, pelos assuntos abordado se nota que a leitura vale a pena.
Bjs!
https://aguardiadasresenhas.blogspot.com/
Olá!
ResponderExcluireu não conhecia o livro mas vejo que tem uma ótima premissa e a historia e bem interessante, quero já conhecer a trama dele e saber mais sobre esse livro.
Meu blog:
Tempos Literários