Autor: Renato Russo
Páginas: 167
Ano: 2015
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Biografia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Saraiva | Submarino | Amazon
Nota:
Sinopse: Entre abril e maio de 1993, Renato Russo passou vinte e nove dias internado numa clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro. Durante esse período, o músico seguiu com total dedicação os Doze Passos, programa criado pelos fundadores dos Alcoólicos Anônimos, que incluía um diário e outros exercícios de escrita. É este material inédito que vem à tona depois de mais de vinte anos em Só por hoje e para sempre, graças ao desejo de Renato de ter sua obra publicada postumamente. Entremeando as memórias do líder da Legião Urbana com passagens de autoanálise e um olhar esperançoso para o futuro, este relato oferece a seus fãs, além de valioso documento histórico, um contato íntimo com o artista e um exemplo decisivo de superação.Resenha: O livro, que é na verdade um diário do próprio Renato Russo, foi escrito pelo cantor durante o tempo que passou em uma clínica de reabilitação, contando todo o processo vivido durante a sua estadia na Vila Serena entre os meses de abril e maio de 1993. Tal exercício de escrita dessas "memórias" ou "lembranças" constava no cronograma do programa de reabilitação.
"- Pai, por que você escreve tanto?
- Porque nos próximos cinquenta anos, Giuliano, as pessoas poderão saber o que eu sinto e penso hoje."
Primeiramente, vale a pena destacar que a edição da obra está simplesmente perfeita, os detalhes do livro estão inacreditáveis. Admirar a linda capa nem se compara com a sensação encontrar as folhas, escritas pelo próprio artista, que foram digitalizadas e exibidas para o leitor. A Companhia das Letras está de parabéns!
Renato Russo foi um grande cantor e compositor, fundou (ouso dizer) a maior banda brasileira de rock brasileira: Legião Urbana. Eu, como grande fã do Renato, sou suspeita pra falar da obra em si mas tive a oportunidade, através da publicação deste livro, de conhecer um pouco mais sobre esse artista que morreu um ano antes de eu nascer.
"Preciso ter coragem para modificar o que posso e partir para a ação!"
A obra possibilita que o leitor descubra um pouco mais sobre: a luta sobre o vício em drogas e álcool; sua carreira e o processo de produção das canções; e, por fim, sua vida pessoal e familiar (sendo exposto principalmente a relação que tinha com seu filho).
"Senti raiva, ressentimento, solidão, mas a insegurança. em relação a minha vida, minhas atitudes e meu futuro, falou mais alto. Só com meus pais e meu filho me senti um pouco mais seguro. A ressaca e a culpa vieram no dia seguinte."
Tal escrita apresenta além da imagem de admiração de Renato, mas a verdade conturbada de uma pessoa que possui muitos conflitos internos. A dura realidade dos sentimentos do autor é descrita ao longo de seus relatos, ficando visível a buscar por ajuda com o objetivo de encontrar seu próprio equilíbrio e o autoconhecimento.
"Sempre me achei o máximo, mas agora tenho uma boa razão para isso! Estou voltando a ser eu mesmo!"
Mais do que isso, a obra permite ver a genialidade de Renato Russo. Se nós encantamos com suas composições sua escrita é ainda mais de tirar o fôlego! Aqui está um dos trechos que me arrancou lágrimas:
“Olá, Renato. Estou lhe escrevendo para me despedir. Sei que não sou mais bem-vindo e consigo ver por quê. No começo nos divertíamos muito e você até deixou que eu tomasse seu lugar, eu acreditei que seria para sempre. Tendo sua permissão, aproveitei para fazer tudo que eu mais queria: usar seu corpo, mente e espírito para viver, forçando-o a necessitar de mim, a querer cada vez mais se anular a deixar que eu o controlasse, o levando à dor, ao sofrimento, à solidão e à destruição total do seu espírito. Esse é o meu jogo, eu sou o lado ruim, a semente do mal, a doença que você carrega. Você não sabia disso e me aproveitei. Mesmo quando você queria me esquecer e pedir ajuda, eu me esforçava de todas as maneiras possíveis (e sou realmente muito ardiloso e sedutor, quase tanto quanto você) para ter de novo sua vida. Eu sou a Morte , eu sou seu Eu maligno, eu sou o que você quis, por não ver mais a Luz e a Verdade. Mas você finalmente provou ser mais forte – nunca atingi seu trabalho, sua criatividade ou seu amor pelos seus. No final de nosso relacionamento, tinha quase certeza de que eu seria o vencedor, mas não consegui conquistar a sua Alma. Seu poder Superior é muito forte e acho que você deve seguir seu caminho. Estarei adormecido, e digo isso porque sei que disso você sabe. Você me controla agora e não tenho mais espaço para respirar. Você sabe que vou tentar voltar. Mas reconheço minha derrota. Cuidado comigo, Seu medoXXX. Sempre seu, Renato Manfredini Junior”
Enfim...conheçam esse maravilhoso livro, emocionem-se com cada trecho, admirem esse artista super inteligente e sinta uma enorme saudade de um dos (se não o) maior cantor nacional: Renato Russo!
"A dor é inevitável, o sofrimento é opcional."
Obs.: Ao que tudo indica, ainda há mais diários de Renato a ser lançado. E assim nos mantemos ansiosos pelos próximos!!!
Desde que este livro foi lançado, namoro ele. Sou fã assumida da Legião e segui Renato por muito tempo e ainda hoje, as músicas da banda embalam meus dias. Tenho o livro Renato Russo, O Filho da Revolução, que já acho maravilhoso,mas este acima parece que foi escrito em um momento onde todo este lado negro do Renato apareceu. Onde a dor tomou lugar do menino forte que só queria mudar o mundo e só não se deu conta, de que havia mudado a todos, menos suprido todo o vazio que ele tinha na alma.
ResponderExcluirQue dureza de trecho citado, nu, cru...como era o menino Renato.
Deus me ajude a ter este livro o quanto antes, ainda mais de ler esta primeira resenha.
Beijo
Oi, Andy.
ResponderExcluirÉ muito bom, e até mesmo engrandecedor, para o leitor, estar por dentro dos acontecimentos da vida do Renato.
Todo o material reunido, mesmo que eu não tenha ainda conferido, mostra-se ser tenro.
Nossa, esse trecho que você gostou muito , realmente me arrepiou. O Renato Russo é uma lenda que merece ser preservada, sim.
ResponderExcluirEu quero muito ler esse livro, e que venham outros :D
Oi Andy, que bacana a publicação desse diário, imagino que vá agradar muito aos fãs e para aqueles que querem conhecer um pouco mais das lutas desse que foi um grande artista. Fico feliz que a edição esteja ótima, gostei das fotos que tem no post e gostei muito da resenha ;)
ResponderExcluirA capa desse livro é muito linda mesmo.
ResponderExcluirEu não sou muito fã das musicas da banda, mas reconhece que foi uma grande banda que fez muito sucesso e marcou várias gerações.
Pelos trechos deu pra perceber que o livro é bem tocante mesmo.
Não conhecia este livro, achei bem interessante ele ser um diário do Renato Russo, escrito pelo cantor durante o tempo que ele passou em uma clínica de reabilitação, e também por ter folhas digitalizadas, escritas pelo próprio artista. Pela sua resenha este livro parece ser bem interessante, quem sabe futuramente eu leia ele.
ResponderExcluirOlá! O livro parece ser maravilhoso, ainda hoje Legião Urbana, faz parte das minhas playlists, e acredito que vai ser emocionante acompanhar Renato nesse período tão difícil da sua vida.
ResponderExcluirA capa do livro É bem interessante e a ideia também gostei de ter feito um diário contando a história dele pelos trechos que você colocou realmente dá vontade de comprar o livro
ResponderExcluirOlá Andy, eu gosto bastante dessa obras autobiográficas, pois o leitor consegue ver um lado mais do pessoal da pessoa, aqui no caso o ícone da música brasileira Renato Russo. Russo usa esse diário para confidenciar ao leitor seus dilemas envolvendo o vício tanto em bebida quanto em drogas, e esse desabafo revela que o mesmo passava por momentos realmente lamentáveis profissional e pessoalmente. Espero que a editora publique mais obras como essa. Beijos.
ResponderExcluirOi, Andy. Primeiramente, que capa linda e edição lindíssima. Só por esses trechos achei o livro bem pesado, realmente um retrato dessa realidade triste que infelizmente acompanhou esse gênio do rock brasileiro. Não ouço muito legião urbana mas admiro muito o renato, quero conhecer esse diário.
ResponderExcluirOlá!!
ResponderExcluirEstou curiosa pra ler esse livro, sou fã do cantor e espero mto conseguir ler em breve.
Bjs!
Olá Andy,
ResponderExcluirNão sou fã do Renato Russo (gosto de algumas musicas do Legião, mas não tenho conhecimento da vida dele)
Não sei se eu leria esse livro, não sou fã de biografias, mas acho que quem gosta de ler e é fã dele esse livro é uma boa pedida. Mesmo sendo de uma fase difícil na vida do cantor, para os fãs é sempre bom conhecer um pouco mais do seu ídolo.
Tbm gostei da capa desse livro.
Andy!
ResponderExcluirNossa! Saudades...imensa! Sou fã incondicional que se foi tão cedo, mas deixou tanta coisa boa.
Claro que quero poder ler o livro e saber um pouco mais sobre o período de reabilitação, criação e familiar dele.
Tomara que venham mesmo mais livros inéditos dele.
O melhor de todos os tempos.
Bom domingo e mês de julho!
“Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda. “ (Clarice Lispector)
cheirinhos
Rudy
Olá.
ResponderExcluirPor se tratar de uma biografia acho um tanto pessoal, e que seria apreciado por seus fãs.