O Gamo-Rei - Marion Zimmer Bradley

24 de junho de 2018

Título: O Gamo-Rei - As Brumas de Avalon, 3
Autor: Marion Zimmer Bradley
Páginas: 211
Ano: 1982
Editora: IMAGO
Gênero: Fantasia Histórica
Adicione: Skoob
Nota:   
Sinopse:
Em AS BRUMAS DE AVALON, Marion Zimmer Bradley reconta a lenda do rei Artur, descrevendo os seus esforços para unificar a Bretanha contra a invasão saxônica, a partir da perspectiva das poderosas mulheres do reino de Avalon e Camelot. Mesmo aqueles que normalmente não gostam das lendas de Artur irão se enantar com as mulheres por trás do trono. Morgana e Guinevere lutam pelo poder, usando Artur para promover as suas respectivas visões do mundo. As intrigas e a política do reino de Camelot descritas em AS BRUMAS DE AVALON se passam quando o cristianismo começa a dominar a ilha-nação da Bretanha estabelecendo o conflito com os cultos pagãos.

Resenha:

Chegamos ao fim do terceiro livro, o que significa que só tem mais um para vivermos com Artur e Morgana. Isso é bem difícil de aceitar na verdade porque já me apeguei aos dois e sinto como se os conhecesse a muitos anos. Mas tudo bem, a vida é assim. O bom é que neste terceiro livro deu pra ter muito de Artur, de Morgana (óbvio) e até de Guinevere. A história de O Gamo Rei se passa durante muitos anos e termina mais ou menos 17 anos depois do dia em que Morgana e Artur passaram pelo ritual de Betane na Ilha do Dragão.

Começamos a história vendo um pouco do filho de Morgana lá no reino de Lot. Ele foi criado por Morgause e ela foi a única mãe que ele conheceu. Como filho do Grande Rei ele é seu sucesso direto, mas ninguém sabe de sua existência e nem mesmo ele sabe quem é seu pai. Até o dia em que Viviane e Merlim chegam a Lot para levar o menino para Avalon, para que ele seja criado e educado dentro da religião da Deusa. Ele precisa conhecer os caminhos dos druidas e guerreiros porque um dia terá que substituir seu pai no trono da Bretanha. É o que acontece quando o gamo novo nasce e precisa tomar o lugar do Gamo Rei.

Falando nele, Artur está cada vez mais cristão e menos ligado à deusa. Sua filiação aos padres coloca em risco sua relação com Avalon e é para isso que Viviane leva o filho dele e de Morgana, porque se Artur não cumprir seu juramento com a Deusa, ele será destronado pelo seu próprio filho e a Bretanha terá um rei por Avalon. O plano de Viviane e da Deusa desde o início era que esse filho fosse a ponto de influência de Morgana em Artur, para sempre o lembrar de quem o colocou no trono. Juntos os dois governariam o reino e conseguiriam acabar com a luta entre os cristãos e os pagãos. Mas Morgana não percebeu isso na época, o que fez com que ela fugisse de Avalon e acontecesse tudo que aconteceu no segundo livro.

E vai além porque Artur começa a se dobrar às crenças de Guinevere. Mesmo depois de anos de casamento, ela ainda não o conseguiu dar um filho e tel a plena certeza que foi amaldiçoada por Deus por ter se entregado a outro homem fora de seu casamento, mesmo que tenha sido por causa de seu marido. Em determinado momento deste livro, uma verdade a muito escondida vem à tona e coloca à prova a relação entre os dois, mostrando de que lado Artur realmente está. Ele é um homem com um coração bondoso e conhecemos mais de sua personalidade nesse livro. O que ele mais quer é a felicidade de todos do seu reino, mesmo que isso custe a sua própria. Além disso, Artur tem um magnetismo que faz com que mesmo aqueles que não tem razão nenhuma para gostar dele se sintam atraídos e subitamente com vontade de agradá-lo. Eu acho que talvez seja por isso que ele nos encanta tanto. Ou pelo menos a mim.

Quanto à Morgana, acontecem tantas reviravoltas em sua vida que é até dificíl enumerá-las sem fazer com que sua história perca a graça. O que posso dizer é que ao longo dos anos na corte ela se perde e para encontrar seu caminho de volta ela precisa percorrer estradas “pedregulhosas”. Ela sempre vai ser a personagem que mais me fascina nesse mundo, justamente por conseguir sair de qualquer buraco em que ela cai, mesmo que demore um tempo e ela adquira algumas cicatrizes. Ela é humana (na medida em que uma sacerdotisa de um reino mágico consegue ser). O que ela sente é humano e ela honra isso até o fim. Torcemos para seu sucesso porque nos identificamos com suas questões.

O Gamo-Rei é um livro com uma leitura muito boa, que te insere na história sem que você queira sair dela. Tudo bem que os diálogos de Marion poderiam ser mais claros e objetivos, mas eu valorizo a escrita dela porque ela consegue nos entregar personagens que falam diretamente conosco e não tem vergonha de assumir o que são. Esse com certeza foi o meu preferido dos três livros, cheio de intrigas da corte, romance, ação e reviravoltas. Além disso, a magia e a cultura de Avalon não para de me encantar. Os rituais, os conhecimentos, a importância da mulher. Tudo isso me faz querer cada vez mais fazer parte de Avalon. Então aguardo ansiosamente o desfecho dessa história. Mesmo que seja ruim ter que ficar sem eles depois. Até O Prisioneiro da Árvore (já morrendo de curiosidade para saber que é ele).

13 comentários

  1. Oi, Maíra.

    É visível a complexidade a mais da história, que a autora inseriu nesse terceiro livro. Expandido mais ainda todo o tenso enredo criado.

    Pelo o que vi, até agora, é uma série que vale a pena lê-la.

    ResponderExcluir
  2. Só quem já esteve literalmente dentro do mundo de Avalon para ter um pouquinho de noção do quanto este lugar nos pega e não nos solta nunca mais!
    Tive a oportunidade de viver estes livros já tem um bom tempo e anda dando uma saudade em viver tudo isso novamente que acredito que serão uma de próximas leituras.
    Livros onde há de tudo um pouco: romance, intrigas, aventuras, perdas e claro, estas reviravoltas todas citadas nos três livros até agora!
    Irei ler novamente com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Maíra, quando no apegamos a uma série fica difícil ver que esta terminando mesmo, te entendo. A trama desse terceiro parece bem movimentada, muitas acontecendo com os personagens principais e isso é bem bacana, tenho gostado de acompanhar as resenhas e vou ficar de olho na próxima pra saber se filho de Arthur irá destroná-lo. ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi, Maíra. Realmente é muito difícil dar adeus a um mundo depois de quatro livros conhecendo os personagens. Ainda não consegui conhecer essa série que todos falam super bem. Mas espero conseguir ler em breve :D

    ResponderExcluir
  5. Olá Maíra! Vejo que a vida em Avalon continua movimentada, cheia de acontecimentos bombásticos. Sem dúvida Morgana é uma personagem muito forte, é admirável como ela supera as dificuldades. Espero ansiosamente pela resenha do livro que encerra essa serie. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Maíra!
    Primeira resenha que leio do livro, gostei mto do que li, como curto mto o gênero espero conseguir ler logo, a capa me chamou atenção, assim como o enredo tbm, parece ser bom.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Morgana é maravilhosa e o destaque dessa história, amei muito a leitura desse livro, ele também é o meu favorito dentro os 4, acho que essa é uma leitura obrigatória para quem curte esse mundo de lendas e mistérios.

    ResponderExcluir
  8. Amei poder ver a resenha dos livros dessa série aqui porque só me deixa com mais vontade de ler. Eu também adoro personagens que conseguem sair de qualquer buraco! Com certeza amarei a Morgana quando ler.

    ResponderExcluir
  9. Sempre adorei essa historis que envolve Reis, e o rei Arthur me encata muito. Esse é um livro que está na minha lista de leitura. Todos que conheço que leram esse livro amam a Morgana também, dá pra ver que é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  10. Maíra!
    Já tive oportunidade de ler essa série há mais de três décadas, porque sempre fui apaixonada por tudo que se relaciona a corte do Rei Arthur e bruxaria. Acho Morgana cheia de artimanhas e uma personagem fundamental na construção do enredo da Marion Zimmer.
    Bom que esteja gostando.
    Bom final de semana!
    “Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda. “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. Eu já pude ler esse livro A um tempo atrás mas eu cheguei a ler o primeiro porque eu era apaixonada por releituras e pelo universo do Rei Arthur mas fiquei super animada quando eu vi que a série foi relançado em volume único no edição linda pela Editora planeta

    ResponderExcluir
  12. Olá Maíra,
    Lendo as suas resenha só faz eu ficar com mais vontade de ler esse livro.
    Mesmo tendo assistido o filme tenho certeza de que o livro é muito melhor.
    Pela sua resenha parece que a autora soube trabalhar bem na construção das personagens

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Não tive oportunidade de ler essa saga ainda, porém um parece um extenso universo cheio de intrigas, amores, reviravoltas e de certo vale a pena conferir.

    ResponderExcluir