Vida e Obra de Terêncio Horto - André Dahmer

31 de maio de 2018

Título: Vida e Obra de Terêncio Horto
Autor: André Dahmer
Páginas: 252
Ano: 2014
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Quadrinhos
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Americanas 
Nota: 
Sinopse:

Neste Vida e obra de Terêncio Horto, é outra das obsessões de Dahmer que vai para o primeiro plano: a arte. Escritor eternamente frustrado, tão ambicioso quanto amargurado, Terêncio passa os dias em frente a uma máquina de escrever, seja redigindo suas memórias, seja dando vida a personagens cínicos, desiludidos e de um pessimismo assombroso. É a partir desse esqueleto enganosamente simples que Dahmer vai dar vazão a impressões sobre literatura, pintura, música e, por que não, sobre a vida em geral.

Resenha:

Nessa HQ iremos acompanhar a vida de Terêncio Horto, um poeta amargurado que passa seus dias em frente à sua máquina de escrever tecendo suas memorias, ora engraçadas, trágicas e até mesmo desconfortáveis.

Nem sempre ele estará na frente de sua máquina, mas ele sempre nos presenteia com sua mente tortuosa e sagaz, na maioria das vezes.

Falar dessa HQ sem citar seu criador, é meio impossível, ainda mais para mim que acompanhei suas tirinhas dos Malvados,postadas no finado Fotolog (RIP).

André Dahmer é um artista plástico que adentrou o mundo dos quadrinhos e como já citei, ficara conhecido pelas tirinhas de Malvados, aonde dois personagens tecem críticas sobre o cotidiano e a sociedade atual. Ele possui outros trabalhos e sempre está mudando de editora conforme o escopo de seus projetos.

Essa edição da Companhia das Letras era um desejados de tempos e não me decepcionou com seu material e acabamento primorosos.


A sagacidade melancólica de Terêncio muito me agrada, pois consigo me identificar com ele e rir até mesmo das tiradas mais sem graça. A forma como ele fala de um sofrimento sem verter uma lágrima, ou mudar a expressão é fascinante.

Se gostar de algo ácido e meio humor negro, recomendo essa HQ para você. E procurem mais sobre o trabalho de Dahmer, tenho certeza que irão se identificar ao menos com um trabalho dele.



Então é isso,até a próxima 👋



14 comentários

  1. Tanto tempo que não leio HQ. Já vi uma menção á André como artista plástico, mas não sabia que era também autor. Achei a obra interessante, gostei da ilustração que escolheu. Faz imaginar que a obra em si é reflexiva e o autor encontra humor até mesmo nos piores momentos.

    ResponderExcluir
  2. Dahmer é maravilhoso!!! Seu sarcasmo recheado de humor negro é fascinante e por muito tempo,acompanhei as tiradinhas dele.
    Não conhecia a Hq e mesmo não sendo um gênero que eu entenda ou veja muito, adorei o que li e vi acima e claro que se puder, quero muito ter e ler.
    Sabe aquele livrinho de cabeceira? É tipo isso.rs Para dias de reclamações constantes.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi, Karla.

    Esse sarcasmo do Terêncio e o jeito meio ranzinza dele, destaca-se, chamando a atenção.

    ResponderExcluir
  4. Oi Karla,
    Ainda não conheço o trabalho de Dahmer, mas já vou dar uma conferida nas tirinhas de Malvados, pois fiquei muito curiosa.
    Faz tempo que não leio HQ, já tenho vários livros do gênero na lista, e acabo de acrescentar mais um, pois adorei a proposta desse.
    Terêncio é um poeta melancólico e cheio de sarcasmo ácido, seu jeito de falar repleto de humor negro irá proporcionar uma leitura única.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. A HQ parece proporcionar uma ótima leitura,falar de seus gostos e coisas do cotidiano de forma mais sombria é bem bacana. O trabalho gráfico também ficou bom,fiquei curiosa para conhecer mais sobre as obras do autor!!

    ResponderExcluir
  6. Já li muitas HQs nos anos passados porém não é mais regular. Não conhecia André Dahmer porém vou procurar saber sobre Malvados. O humor negro me agrada e gostei bastante do livro, mal posso esperar para conhecer o Terêncio.

    ResponderExcluir
  7. Não tenho o costume de ler HQ, mas fiquei interessada só de saber que é sobre um poeta amargurado.
    Fiquei curiosa para saber sobre seus pensamentos e comentários ácidos.
    Gostei da dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Karla!
    Leio pouco HQ, mas adoro um humor ácido. Não conheço o trabalho de Dahmer, mas vou pesquisar sobre ele.
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Embora não curta muito ler HQs, acho que a forma como o autor aborda tantos temas do nosso cotidiano é bem interessante, com certeza vou pesquisar mais sobre os outros trabalhos dele.

    ResponderExcluir
  10. An-nyong-se-ha-yo!
    Como assim essas tirinhas têm um livro? AAAAAAAAAAAAAA EU QUERO <3
    Sou apaixonada na tirinha com os dizeres: ''Ontem nos divertimos verdadeiramente… tão verdadeiramente que ninguém tirou fotos.'' <3

    ResponderExcluir
  11. Olá Karla,
    Ainda não conheçia o trabalho do autor.
    Gosto de HQs e essa parece ser bem legal (gosto de estórias com humor negro)
    Se tiver uma oportunidade vou ler esse livro.

    ResponderExcluir
  12. Oii!
    Sempre ouvi falar bem da escrita do autor, tenho mto interesse em conhecer, parece bem bacana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Karla.
    Essa é a primeira vez que vejo falar dessa HQ, e já quero muito para mim.
    Eu adoro quando as obras tem humor negro, e apesar do fato de que eu normalmente não leio HQs, essa é uma leitura que eu pretendo fazer com toda certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Olá Karla
    Eu conheço o autor muito brevemente, já vi algumas de suas tirinhas na internet.
    Gosto do seu humor ácido, e de como ele coloca situações que acontece no nosso cotidiano na suas tirinhas. Não sabia que existia um livro dele em HQs, até porque meu conhecimento sobre o próprio autor e muito breve, mas eu realmente fiquei curiosa para ler!

    ResponderExcluir