A Luz Que Perdemos - Jill Santopolo

18 de maio de 2018

Título: A Luz Que Perdemos
Autor: Jill Santopolo
Páginas:272
Ano: 2018
Editora: Arqueiro
Gênero: Ficção, Literatura Estrangeira, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon | Americanas
Nota:  
Sinopse:
Da lista de mais vendidos do The New York Times, USA Today e Publishers Weekly.
Lucy e Gabe se conhecem na faculdade na manhã de 11 de setembro de 2001. No mesmo instante, dois aviões colidem com as Torres Gêmeas. Ao ver as chamas arderem em Nova York, eles decidem que querem fazer algo importante com suas vidas, algo que promova uma diferença no mundo.
Quando se veem de novo, um ano depois, parece um encontro predestinado. Só que Gabe é enviado ao Oriente Médio como fotojornalista e Lucy decide investir em sua carreira em Nova York.
Nos treze anos que se seguem, o caminho dos dois se cruza e se afasta muitas vezes, numa odisseia de sonhos, desejo, ciúme, traição e, acima de tudo, amor. Lucy começa um relacionamento com o lindo e confiável Darren, enquanto Gabe viaja o mundo. Mesmo separados pela distância, eles jamais deixam o coração um do outro.
Ao longo dessa jornada emocional, Lucy começa a se fazer perguntas fundamentais sobre destino e livre-arbítrio: será que foi o destino que os uniu? E, agora, é por escolha própria que eles estão separados?
A Luz Que Perdemos é um romance impactante sobre o poder do primeiro amor. Uma ode comovente aos sacrifícios que fazemos em nome dos ­nossos sonhos e uma reflexão sobre os extremos que perseguimos em nome do amor.


Resenha:



Duas vidas. Dois amores. Uma escolha.


Quando li a sinopse desse livro, fiquei completamente curiosa, parecia ser daqueles que deixa os sentimentos expostos, repleto de reviravoltas e eu sabia que ia deixar o coração apertado!

"Sempre me lembro desse momento, porque me perguntei tantas vezes, desde aquele dia, se você e eu estávamos destinados a nos conhecer no seminário de Kramer sobre Shakespeare."

Bom, em " A luz que perdemos " iremos acompanhar a história de Lucy e Gabriel, cheia de idas e vindas, recomeços e aprendizado. Eles estudam na mesma universidade e quando acontece a grande tragédia com as Torres Gêmeas , o caminho dos dois se cruza e a conexão entre eles é impactante. Eles acabam se apaixonando, porém Gabe tem namorada, por isso acabam por seguir caminhos distintos.

"Você me marcou. Sabia? Você. O 11 de Setembro. Quem sou, as escolhas que fiz, devo a você. Por causa daquele dia."

Um ano depois eles se reencontram, é quando podem ficar juntos finalmente.
Gabriel sonha em fazer a diferença, é amante da fotografia e ele quer capturar os sentimentos do mundo pela sua lente.Lucy adora o mundo infantil, é algo que ela se identifica intimamente, não é um "trabalho", afinal ela faz o que ama e é premiada por isso. Quando Lucy alcança o ápice de sua carreira, Gabriel diz que ficar em Nova York não é mais o que ele quer, ficar com Lucy não é o suficiente, ele quer mais, muito mais. Então Gabriel vai para o Oriente Médio. E Lucy fica em Nova York.

—  Percebi que, se eu quiser fazer a diferença, diferença mesmo, como você está tentando fazer com este programa, tenho que sair de Nova York. Minha câmera e eu podemos fazer muito mais em outro lugar.
— O que você quer dizer? E a gente?
— Eu... eu não estava pensando na gente... É meu sonho, Lucy. — disse você, com um tom suplicante. — Descobri qual é o meu sonho. Você não consegue ficar feliz por mim?
— Como posso ficar feliz com um sonho que não me inclui? — perguntei.


Enquanto Lucy tenta recuperar seu coração em pedaços, ela conhece  Darren, que é advogado, cinco anos mais velho, um homem muito bonito, paciente e tudo o que Lucy estava precisando Eles iniciam um relacionamento estável, confiável e seguro.  Ele faz com Lucy volte a sorrir, curando devagar suas feridas. Gostei bastante do relacionamento que Lucy construiu com Darren, não consegui torcer contra ele. Lucy sabe que ama Darren, e sabe também que o que sente por ele está longe de ser tão profundo e avassalador quanto o amor que ainda sente por Gabe.

“— Lucy. — Ele começou a tossir. — Às vezes eu amo tanto você que não sei como meu coração aguenta.”

Gabe é um personagem que traz ao leitor sentimentos conflitantes, por vezes o odiei e questionei suas escolhas, que para essa leitora, foram egoístas. Ele tem a alma de um artista, e quer seguir seu sonho, fiquei me perguntando se eu no lugar dele, seria capaz de fazer o mesmo.Lucy é muito pé no chão e se questiona: foi o destino que os uniu ? Foi o destino também os separou? Porém Lucy não se deixou ser feliz completamente com Darren e Gabe por sua vez, parecia querer que Lucy não seguisse em frente de fato, pois ligava ou mandava e-mails, deixando Lucy com o coração apertado.
Existem amores que nos marcam profundamente.  Amor que sempre levaremos dentro de nós,mesmo que por obra do destino ou por conta de nossas escolhas, tomem caminhos opostos. Pode ser que estejamos destinados a conhecer esse amor, mas isso não quer dizer que o teremos para sempre.


— Gabriel — falei, com a respiração entrecortada. — Você faz com que eu me sinta infinita.
Você inclinou a cabeça e me beijou com força.
— Você faz com que eu me sinta invencível — sussurrou.

Por treze anos acontecem encontros e desencontros, sorrisos,lágrimas e dor. Personagens marcantes e muito reais. Creio que esse seja um livro que todos deveriam conhecer, um livro para indicar aos amigos e claro ter na cabeceira!
Super recomendo!
Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijos :*

15 comentários

  1. Oi, Yohanna.

    Todo o cenário onde tudo começa, onde dá o ponta pé inicial, é peculiar, mas chama a atenção. A autora teve a proeza de criar algo puro, talvez singelo, em um local onde vidas estavam em jogo.

    As escolhas feitas e seguidas e novas chances, é o grande destaque, por ter esse poder de mudar e transformar vidas... Afinal, ambos os personagens seguiram caminhos diferentes, e tiveram a oportunidade de, depois de tanto tempo, mudar o quadro.

    Quisera o destino assim, ou não...

    ResponderExcluir
  2. Apenas por ler a Sinopse e ver que cita o atentado às Torres Gêmeas, fiquei curiosa.
    Nesta semana saiu bastante resenha sobre esse livro, mas eu ainda não havia tirado um tempo para ler. Como você disse, parece um livro que mexe com a gente e gosto disso.

    ResponderExcluir
  3. O livro que lembra demais Um Dia e só por este detalhe, já deveria ser lido(eu amo Um Dia).
    Os amores, o amor. Aquele sentimento que muitas vezes a gente imagina que será eterno e aí a vida vem e joga cada um para uma corrente. Será possível alimentar este amor, mesmo que internamente depois de tanto tempo?
    De recomeçar tudo outra vez, mesmo que ambos tenham percorrido outras estradas?
    Sei que preciso ler este livro o quanto antes!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Passei correndo pela resenha, desculpa! Mas esse é outro livro que tenho para ler e estou querendo me surpreender.
    Vi muitos comentários 8 ou 80, fiquei feliz de ver que favoritou. Espero favoritar também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. OI Yohanna.
    Quando eu vi o anúncio desse lançamento, estava louca para ler esse livro, todavia, agora já não tenho tanta certeza, acho que meu coração não aguentaria essa angústia de ver ele se encontrando com o passar dos anos e não ficando junto realmente, eu adoro essa capa, mas essa é uma leitura que ainda não sei se irei fazer.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá Yohanna!
    Pelas resenhas que já li sobre o livro só posso ter expectativas positivas, o enredo parece ser rico e lindo, a capa me chamou atenção assim como a sinopse tbm, espero conseguir ler em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Yohanna.
    A premissa do livro é bem interessante e lembra um pouco o livro "Um dia" por causa dos encontros, desencontros e a passagem dos anos.
    Fiquei bastante curiosa para ler esse livro. Espero gostar dele.
    Adorei a capa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Yohanna
    Esse é o primeiro contato que eu tenho com o livro e autora, o enredo da obra me parece incrível, muito intenso e delicado. Fiquei, realmente curiosa para ler o livro!

    ResponderExcluir
  9. Oi Yohanna,
    Amei a sinopse desse livro assim que vi o lançamento, pois me vez acreditar que seria uma história emocionante e tocante. De certa forma, não estou ao todo enganada. Gosto de livros que trazem tramas assim, bem reais, com tantos encontros e desencontros, os altos e baixos do relacionamento do casal tratados de uma forma realista. A Lucy parece ser o tipo de personagem que cativa o leitor com sua personalidade forte e sonhadora, já o Gabe... Esse homem ira gerar sentimentos bem contraditórios mesmo, tenho minhas duvidas quanto a esse personagem.
    Estou ansiosa para ler esse romance, espero ser conquista por essa história repleta de reviravoltas e recomeços.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. An-nyong-se-ha-yo!
    É engraçado, enquanto você já se cativou pela sinopse, eu ainda estou tentando gostar. Tanto a capa quanto o título me deixaram curiosa, mas a história não parece ser um gênero que me ah, deixaria pensando por dias...

    ResponderExcluir
  11. Gostei da premissa do livro, já vi alguns filmes com histórias parecidas. A trama nos faz pensar sobre nossas escolhas e sonhos, as vezes deixamos passar algumas coisas, mas acho que quando duas pessoas estão predestinadas a ficarem juntas, uma hora o destino trata de uni-las como os personagens desse livro!!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Gostei muito da capa e sinopse do livro quando foi lançado, e por isso quero muito ler, acompanhar os protagonistas e as suas escolhas, durante uma jornada de 13 anos é incrível, acho que os torna mais reais, e é quase como se eles se tornassem um de nossos amigos.

    ResponderExcluir
  13. Já sei que vou chorar, só de ler esses trechinhos me emocionei. Eu nunca li um livro que abordasse o 11 de setembro, mas já assisti um filme muito emocionate chamado "Lembranças" com Robert Pattinson. Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
  14. Fiquei até triste aqui pela Lucy, coitada! Gabe por que tão egoísta?? Realmente o livro parece ser intenso e fala sobre o amor de modo real, sei que quando ler vou me emocionar bastante.

    ResponderExcluir
  15. Olá Yohanna,
    Eu gostei muito da capa desse livro, mas pela sinopse e a sua resenha eu não sei se eu gostaria da leitura.
    Gosto de livros cliches com um final 'felizes para sempre' e a impressão que eu tive não é o que acontece nesse livro.
    Não acho que vou ler.

    ResponderExcluir