Os Quase Completos - Felippe Barbosa

2 de abril de 2018

Título: Os Quase Completos
Autor: Felippe Barbosa
Páginas: 384
Ano: 2018
Editora: Arqueiro
Gênero: Literatura Brasileira, Ficção
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse:
O Quase Doutor é um renomado cardiologista que passa os dias em um hospital, mas no fundo é um artista frustrado. A Quase Viúva é uma professora que está de licença do trabalho para ficar com o noivo, em coma após um grave acidente. O Quase Repórter é um jornalista decepcionado com a profissão que sofre há mais de um ano pelo suicídio da esposa. A princípio, a única coisa que essas pessoas têm em comum é a sensação de incompletude e de desilusão com a vida.


Resenha: 

"É interessante pensar se a rotina pertence a um indivíduo ou se é o indivíduo que pertence à sua rotina."

O livro traz a história de três personagens bastante distintos, que ao mesmo tempo possuem algo em comum:a sensação de insatisfação com a vida. São eles: O Quase Doutor, um renomado cardiologista que passa os dias em um hospital, mas no fundo é um artista frustrado. A Quase Viúva, uma professora que está de licença do trabalho para ficar com o noivo, em coma após um grave acidente. O Quase Repórter é um jornalista decepcionado com a profissão que sofre há mais de um ano pelo suicídio da esposa. 

A história começa pelo Quase Doutor, que conhece um senhor que consegue lhe convencer a entrar em um ônibus, aonde seu destino nada mais é que um tipo de universo paralelo, como se para lhe mostrar como sua vida seria se tivesse feito as escolhas pelas quais  se arrepende de não ter feito, quase todos os dias de sua vida.


A Quase Viúva começa a suspeitar que alguém dentro do hospital quer matar seu noivo e uma pesquisa minuciosa do Quase Repórter revela que sua esposa pode ter sido assassinada. Então quando eles tentam descobrir a verdade sobre seus amados, tudo parece ter algo a ver com o Quase Doutor.

Eles então se encontram reunidos num lugar que nunca imaginaram existir, aonde serão forçados a enfrentar seus maiores medos e verão que, para se tornarem completos, precisarão enfrentar a árdua  batalha que travamos com nós mesmos.

"Parceiro sua vida pode ser bem mais interessante do que você mesmo imagina! Basta dar a ela a devida atenção."

O livro é narrado em terceira pessoa e intercala o ponto de vista dos nossos  três personagens. vez ou outra o autor nos mostra algum flashback para melhor entendermos a situação atual de cada dos protagonistas.

A escrita do autor é fluída e extremamente cuidadosa, ele soube intercalar  entre um personagem e outro, e teve o cuidado de mostrar a complexidade de cada um deles, a vida e tudo o que lhes amedronta: uma vida incompleta.

Quase Completos nos fala daquela insatisfação que todos temos da vida e fala também das nossas atitudes diante disso, como vivemos e como gostaríamos de viver. E se tivéssemos uma segunda chance? Será que seríamos mais felizes? Se você gosta de leituras que nos fazem refletir sobre a vida, esse livro é perfeito para você.

"É uma pena, mãe, que cedo ou tarde descobrimos que finais felizes não tendem a ser tão perfeitos quanto imaginamos."


Então é isso,até a próxima.

10 comentários

  1. Oi, Karla.

    Pelo o que eu entendi, de certa forma, a vida dos personagens têm uma conexão... E juntos, tentam conseguir algo que eles tanto buscam e almejam. Com certeza o livro é capaz de nos fazer nos identificarmos com a realidade deles.

    ResponderExcluir
  2. Oi Karla!
    Fiquei curiosa pra saber mais sobre o que acontece e porque tudo envolve o quase doutor. Com certeza para ser um desses livros que nos fazem refletir e pensar sobre toda a nossa vida, e principalmente como lidamos com as frustrações e insatisfações da vida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa, ainda não conhecia!

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O que seria de nossa vida se não fossem os "quase"...
    Quando li a primeira resenha deste livro, já fiquei encantada com o conteúdo. Até pelo nomes dos personagens, bem diferentes dos convencionais.
    E de quebra, trazendo esse tapinha na nossa cara.
    Já está na lista de desejados e espero poder ler em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Karla!
    Amando ler opiniões diferentes em cada resenho que leio desse livro, qro mto conhecer a escrita e o enredo, parece bom!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser bem curioso em geral, começando pelo título. Fico imaginando como o autor conseguiu entrelaçar a vida dos três personagens e utilizou do "quase". Parece ser bem o meu tipo de livro, acho que vou colocar na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  7. Oi Karla.
    Esse livro parece muito interessante e eu adorei a premissa.
    Acho que todos temos alguma insatisfação em relação a algum aspecto da nossa vida.
    Fiquei bem curiosa para conhecer a histórias dessas 3 pessoas e seus pontos de vista.
    Mais um livro para a lista de desejados e eu adorei a capa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. É estranho, mas gostei dos nomes dados aos personagens, combinou bem com a ideia que o autor quer passar da história.
    Fiquei curiosa para saber como os personagens vão se desenvolver até tornatem- se completos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Karla.
    Tenho a impressão de que esse é um livro que em uma "sentada" já lemos, rs. Gosto bastante com a narrativa envolve todos os pontos de vistas dos personagens principais, e nesse caso achei isso essencial para a leitura, fora a reflexão que o livro parece trazer! É uma história diferente das que estou acostumada a ler, mas gostei bastante de tudo que foi colocado na resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Parece ser um livro complexo, porém interessante. Creio que leva o leitor a uma verdadeira reflexão. Gostei dessa história de quase, quase, talvez ate me enquadre a isso. Kkk

    ResponderExcluir