Autor: Marie Kondo
Páginas: 158
Ano: 2011
Editora: Sextante
Gênero: Autoajuda
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: A mágica da arrumação se tornou um fenômeno mundial por apresentar uma abordagem inovadora para acabar de vez com a bagunça. Aos 30 anos, a japonesa Marie Kondo virou celebridade internacional, uma espécie de guru quando o assunto é organização. Seu método é simples, porém transformador. Em vez de basear-se em critérios vagos, como “jogue fora tudo o que você não usa há um ano”, ele é fundamentado no sentimento da pessoa por cada objeto que possui. O ponto principal da técnica é o descarte. Para decidir o que manter e o que jogar fora, você deve segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo: “Isso me traz alegria?” Você só deve continuar com algo se a resposta for “sim”. Pode soar estranho no começo, mas, acredite, é libertador. Você vai descobrir que grande parte da bagunça em sua casa é composta por coisas dispensáveis. Prático e eficiente, este método não vai transformar apenas sua casa – ele vai mudar você. Rodeado apenas do que ama, você se tornará mais feliz e motivado a criar o estilo de vida com que sempre sonhou.
Eu sempre acreditei que os livros podem mudar vidas. Mas isso nunca foi tão real para mim quanto agora. Se você perguntar para minha família ou meus amigos mais próximos, eles irão te afirmar de pés juntos que eu sou uma pessoa bagunceira. Em minha defesa, costumava dizer que era uma bagunça organizada e que eu me achava no meio de todo o caos que vivia. A verdade, é que isso não passa de uma desculpa. O que acontece é que tinha tanta coisa acumulada na minha vida (material ou não) que estava tudo uma zona e eu não conseguia ver dois metros na minha frente. Mas eis que uma grande amiga me recomendou “A Mágica da Arrumação”. Ela disse que a leitura combinaria muito com a fase minimalista que eu estava me esforçando tanto para entrar, mas não sabia como. E ela não poderia estar mais certa.
Que os deuses separem um lugar no Olimpo para Marie Kondo, porque o livro dela mudou minha vida. A Mágica da Arrumação descreve o método de organização criado pela autora, o KonMari. Depois de muitos anos trabalhando com organização, Marie chegou a um método simples e eficaz para eliminar a bagunça de uma vez por todas e ficar rodeado apenas pelas coisas que amamos. Ela acredita que ao longo do processo de arrumação vamos nos encontrando novamente, percebemos as coisas que realmente gostamos e depois que colocamos nossa casa em ordem partimos para a parte de colocar a nossa vida em ordem também.
Através dos capítulos ela ensina como arrumar suas coisas da melhor forma possível, sempre respeitando a ordem categórica da arrumação: primeiro descarte, depois guarde. Ela ensina a melhor forma de dobrar as roupas, como fazer com a enorme quantidade de livros e papéis guardados (fase muito difícil se você for uma acumuladora de folhas como eu) e como deixar as coisas partirem.
Para Marie, na fase de descarte toda vez que pegamos um objeto precisamos deixar ele conversar com nosso corpo e temos que nos perguntar: Esse objeto me traz alegria? Se a resposta for sim ele continuará com você. Se a resposta for não, ele precisará ir para a pilha de descarte. Mas ela ensina que antes de jogar o objeto na pilha temos que agradecê-lo pelo que ele fez por nós e dizer adeus. A autora é japonesa e acredita que os objetos comunicam com o dono e por isso devem ser tratados com respeito e gratidão.
Ao longo da leitura, que é extremamente rápida e didática, ela traz vários outros ensinamentos que são muito práticos. Além disso, ela dá alguns exemplos de clientes, e por vezes rimos alto por nos reconhecermos nas frases e atitudes que ela descreve. A escrita dela é muito simples e acessível, mais como se fosse uma conversa. Dá até para imaginar a voz calma e doce dela falando com a gente através das páginas. Já a avaliação desse tipo de leitura, é mais no pós-leitura do que os outros livros.
Quanto a isso, posso garantir para vocês que depois que comecei a ler o livro minha relação com minhas coisas mudou. De pouco em pouco estou colocando meu ambiente em ordem e já consigo sentir minha cabeça funcionando melhor. Minha bagunça deixava meu quarto (e outros lugares também) muito barulhentos, me impedindo de ouvir o que eu precisava. Ao longo desse processo as coisas estão clareando e me sinto mais leve do que nunca, preparada para enfrentar a vida. Também posso me sentir mais feliz porque estou de fato rodeada por coisas que amo, que escolhi ter comigo. Engraçado como o jeito como organizamos e nos relacionamos com nossos pertences impacta nosso interior. Acho que ainda sentirei os efeitos dessa mudança por um bom tempo.
Não vou me delongar, porque que sei que não há muito do que falar sobre esse livro. É necessário que sentir a inquietação dentro de nós que fará abri-lo. É para aqueles que estão desconfortáveis com sua própria situação que Marie Kondo escreveu. Por fim, espero que essa leitura traga tantas transformações para vocês quanto trouxe para mim. E cuidado com o furacão de organização que virarão depois que acabarem de ler. Ele pode tomar conta de tudo.
Oi, Maíra.
ResponderExcluirO livro é realmente de grande ajuda, o método apresentado com certeza será a solução encontrada para muitas pessoas.
Eu, por exemplo, também não sou muito organizada, e acredito que eu não teria muita dificuldade para por em prática tudo o que a autora passa para o leitor.
Oi Maíra,
ResponderExcluirEntão, sendo sincera não gosto de livros nesse estilo e gênero, mas concordo com tudo que a autora cita, principalmente em relação ao descarte, acredite, sou totalmente desapegada, seja com roupa, objetos, até mesmo com os meus livros ando tentando ler e passar para frente para não acumular, acabo ficando com aqueles que se tornaram meus favoritos!
De fato, quando você começa a se organizar tudo que olha tem vontade de sair colocando no lugar, rsrs, e olha, isso faz uma enorme diferença.
Beijos
Oi Maíra!
ResponderExcluirPreciso desse livro viu, sou a desorganização em pessoa kkkkk
Preciso me organizar melhor quem sabe a leitura me ajude né?
Bjs
Oi Maíra.
ResponderExcluirMinha prima leu esse livro e o recomenda sempre.
Acho que livros que nos traz alguma conhecimento e melhora algum aspecto da nossa vida muito útil.
Vou ler esse livro um dia.
Beijos
Mesmo sendo uma das pessoas mais organizadas do mundo inteiro(ow santa modéstia), adorei muito tudo que li acima.
ResponderExcluirEu sou o tipo de pessoa chata. Com tudo no lugar, sabendo onde tudo está, onde tem que estar. Por muitas vezes queria não ser assim :/ pois ninguém pode me ajudar aqui em casa, pois se colocam um perfume fora do lugar, eu acho ruim.
Queria ter o vírus da desorganização.
Mas se tiver oportunidade, quero muito ter e ler a obra. Vai que ela funciona ao contrário também?
Beijo