O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson

14 de março de 2018



Título: O Diário de Suzana para Nicolas
Autor: James Patterson
Páginas: 223
Ano: 2011
Editora: Arqueiro
Gênero: Ficção americana, histórico suspense
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:      
Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece - 'Diário de Suzana para Nicolas'. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.


“Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho uma bola de borracha. Se você deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas – família, saúde, amigos e integridade – são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez. Depois de compreender a lição das cinco bolas você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida.” Pág. 14

Resenha: Esse é meu quarto livro lido do James Patterson e tenho que dizer que fora as duas últimas páginas. Ele é sensacional e me cativou. Vou levar esse livro para vida e recomendar sempre que eu me lembrar dele.
"Quando o amor é verdadeiro, quando é certo, pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma." Pág. 50
A história é muito boa. O desenvolvimento me surpreendeu e quase confundi duas personagens com o mesmo nome. Ainda bem que tinha o sobrenome para me salvar... kkkk

"Coisas ruins acontecem às vezes, Nicolas.
Lembre-se sempre disso, mas lembre também que é preciso seguir em frete de alguma maneira.
A gente levanta a cabeça, olha para alguma coisa bonita, como o céu ou o mar e segue em frente, caramba." Pág. 55

Em um primeiro momento conhecemos a editora de livros Katie, que veio do interior para trabalhar na tumultuada e cogitada Nova York. Assim que ela sai da universidade, consegue emprego em uma ótima editora e continua lá um pouco mais de dois anos.

Um dia ela recebe um manuscrito de poemas e fica extasiada e emotiva com eles. Ela conhece o escritor e acaba por publicar seu livro, porém não só isso, mas também eles saem para jantar. Ambos se apaixonam e surge um romance muito bom entre eles, mas sem motivo nenhum enquanto ela está fazendo em seu apartamento um jantar para ele. Ele decide terminar a relação dos dois. No dia seguinte ela volta para casa depois do trabalho e dá de cara com um envelope com sua letra e indicando que ela deve ler um diário e que muitas partes serão difíceis de ler.

Viver pode ser igual a andar na corda bamba: um passo em falso e caímos." Pág. 85


O diário é de Suzana a ex-esposa dele!
Muitas coisas contêm nesse diário e ela conhecerá Suzana, Nicolas e Matt que foram uma família que já não existe mais e devo admitir que me emocionei com o que contém nesse diário. A vida é imprevisível.

Vale muito a pena ler. Gravei na memória a sabedoria das cinco bolas!

9 comentários

  1. Nossa, quanto tempo que li este livro e ainda sinto ele vivo no peito!
    Uma história belíssima de perda, recomeço, amor!
    Acredito que seja um livro que por mais que o tempo passe, a gente leve a lição com a gente.
    Essa linha de escrita de Patterson é incrível!
    Super recomendado!

    P.s(deu vontade reler)rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ah que lindo, já quero ler. Amei sua resenha, ainda não conhecia esse livro.

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raquel.

    Já imagino do que se trata o desenrolar do livro, que ao meu ver, deve ser melodramático, carregado de sentimentos.
    Acho que por algum motivo, o Nicolas quis que a se Katie se aprofundasse em sua vida, de forma mais ampla. Ou seja, se envolvesse mais e tivesse uma participação significativa e conhecesse a fundo seus dramas pessoais envolvendo sua ex-esposa.


    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel.
    Ainda não li nada do James Patterson, mas quero muito ler O Diário de Suzana para Nicolas. Parece um livro bem emocionante e envolvente. Já estou prevendo litros de lágrimas rs
    Fiquei preocupada com o que aconteceu nas últimas 2 páginas. Espero gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Raquel que livro maravilhoso, eu não tinha ouvido flar dle ainda, curti mto o tema e fiquei feliz em saber das lições que trás ao leitro, pela capa eu já leria sem ler nd ... Vai pra listinha claro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Raquel!
    O livro para eu fazer a leitura, já tem dois pontos positivos, primeiro o autor que admiro demais a forma como escreve todos seus enredos e o segundo motivo, é porque é escrito em forma de diário e adoro esse artifício.
    Quero poder ler.
    Bom domingo!
    “Quando choramos abraçados e caminhamos lado a lado. Por favor amor me acredite, não há palavras para explicar o que eu sinto...” (Renato Russo)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Gostei muito do enredo do livro e que já sei que vou fazer uso da minha caixa de lencinhos, fiquei encantada com a sabedoria das cinco bolas, faz todo sentido e nunca tinha parado para pensar nisso. Essas duas páginas no final já me deixaram bem preocupadas, o jeito é encarar a leitura o quanto antes e descobrir o que me espera.

    ResponderExcluir
  8. Oi Raquel!
    Pra quem gosta é uma ótima pedida. Confesso que fico um pouco receosa pra ler livros com muito drama, em geral eu me canso um pouquinho e acabo não aproveitando tanto a leitura. Mas depende muito do autor também, alguns são cativantes e escrevem aquele romance dramático da vida, mas por enquanto eu deixo passar a leitura mas desejo a quem gosta uma ótima leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Raquel!
    Confesso que esse tipo de livro não é muito a minha vibe principalmente por causa do drama. O James Patterson me lembra muito os livros que o Nicholas Sparks escreve.
    Mesmo que não seja meu tipo de leitura fiquei curiosa pra saber o por que a família dele se desfez e do por que ele decidiu terminar com ela do nada.

    ResponderExcluir