Autor: Jeff Bauman
Páginas: 288
Ano: 2017
Editora: Vestígio
Gênero: Biografia
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: Em 16 de abril de 2013, Jeff Bauman acordou no Boston Medical Center, atordoado após uma série de cirurgias de emergência, e sem as duas pernas. Apenas trinta horas antes, Jeff estava na linha de chegada da Maratona de Boston de 2013, para incentivar sua namorada, Erin, quando a primeira bomba explodiu junto a seus pés. Ao acordar, em vez de parar para pensar em como sua vida se alterara completamente, ele arrancou o tubo de oxigênio e tentou falar, mas não conseguiu. Então, escreveu sete palavras: “Vi o cara. Olhou bem pra mim”, pondo em marcha uma das maiores caçadas humanas da história dos Estados Unidos e começando sua própria jornada de recuperação. Em O que te faz mais forte , Jeff Bauman descreve o caos e o terror do atentado em si e a investigação do FBI que se seguiu, na qual atuou como testemunha-chave. Ele nos convida a acompanhar sua exaustiva reabilitação e narra os desafios e as alegrias que encontrou na tentativa de reconstruir sua vida. Jeff também nos fala da bravura dos outros sobreviventes do atentado. Corajosa, compassiva e envolvente, a história de Jeff Bauman não é só dele, mas de todos nós. Ela prova que as adversidades, por pior que sejam, só nos tornam mais fortes.Resenha:
A coragem nos define
Segunda-feira, 15 de abril de 2013, duas grandes explosões deixaram 3 mortos e centenas de feridos na chegada da 117ª edição da Maratona de Boston, nos EUA. Entre as vítimas, Jeff Bauman que estava em pé junto com as amigas Remy e Michele, torcendo pela namorada Erin Hurley.
Duas bombas de fabricação caseira, feitas com panelas de pressão, estouraram num curto intervalo de segundos, causando caos e momentos de pânico. Antes da explosão, Jeff Bauman encarou Tamerlan Tsarnaev, um homem cujo semblante contrastava com os demais. Ele não parecia se divertir como os outros e usava uma roupa excessivamente pesada, mesmo para um dia frio. Bauman ainda não sabia, mas ele tinha encarado de frente o terrorista que por pouco não ceifou sua vida. Bauman sentiu alívio ao notar que o tal homem sumira entre a multidão, mas ao perceber que ele tinha deixado uma mochila no chão, perto dos seus pés, um alerta passou por sua cabeça. Antes mesmo de conseguir se afastar com as amigas, a bomba explodiu levando com ela suas pernas.
“Mas a fotografia? Ela só mostrou o que aconteceu. Uma bomba explodiu. Ela estava cheia de esferas de rolamento, que atravessaram corpos, rasgaram músculos e destroçaram ossos. Ela foi construída para fazer o máximo de estrago, e funcionou. Pessoas foram feridas de maneiras tão horríveis que só de olhar a gente fica com náuseas. Tudo bem que o mundo tenha ficado chocado, porque explodir uma multidão de gente inocente é mesmo chocante.”
O que se segue é um relato honesto da árdua caminhada de um homem literalmente destruído em busca de um resgate para seu corpo e alma. A família se tornou fator preponderante para sua recuperação, sempre unidos, venceram as barras mais pesadas e superaram as adversidades. Com probidade de uma pessoa que encarou um sofrimento intenso e resistiu, essa é uma história de persistência, amor, laços familiares, amizade e solidariedade humana.
A luta de Bauman na busca incansável pela sua recuperação física e mental foi intensa, dolorosa e muito difícil. Não espere dessa narrativa um protagonista caricato, digno de compaixão. Bauman mostrou que para viver não basta apenas estar vivo, é preciso ter coragem para ser protagonista da própria história.
Uma leitura incrível que mostra a resiliência de um homem que se tornou ícone de uma tragédia ao aparecer logo após o fatídico atentado, ferido e sem as duas pernas sentando em uma cadeira de rodas. Uma trajetória pessoal de um homem comum marcado por um desastre que nunca se curvou diante de qualquer obstáculo.
Não tem como apagar da memória um "evento" destes. Me recordo muito bem dos programas de tv falando e mostrando imagens tristes demais deste acontecido.
ResponderExcluirNão conhecia a história deste homem, mas histórias assim, de superação,sempre me emocionam e até me inspiram!
Vai para a lista de desejados com certeza.
beijo
Deus que lindo!
ResponderExcluirNádia eu já tô de olho nesse filme desde que andei dando umas olhadinhas por aí, a história é linda, espero mto uma oportunidade de conhecê-lo melhor...
Bjs!
Lembro de reportagens sobre essa terrível tragédia, não conhecia esse livro ainda, mas parece ser uma incrível história de superação.
ResponderExcluirDeve ser muito emocionante ler sobre a luta de Bauman na busca por sua recuperação física e mental.
Bjs
Esse é realmente um livro de superação Mas eu sou muito mais chegado a livro de ficção mas foi uma tragédia e tanto e uma Incrível História de recuperação porque não sei se se fosse eu conseguiria me reerguer depois de um choque desse
ResponderExcluirnão conhecia a tragédia, o livro, nem o filme, mas pelo visto é uma história muito emocionante, de alguém que apesar de tudo o que passou, não se abateu e nem mesmo desistiu, alguém guerreiro e um exemplo de superação para todos!!
ResponderExcluirNão conhecia este livro nem o filme, pela sua resenha o livro parece ser muito bom, uma história de superação.
ResponderExcluirPelo trailer o filme parece ser bom, pretendo ler este livro e assistir o filme.
Nadya!
ResponderExcluirGosto das biografias autenticas que não mascaram a realidade e falam sobre os fatos de forma nua e crua, doa a quem doer, até a ele mesmo.
Bom ver a duperação retratada e que ele pode identificar a pessoa responsável pelo atentado.
“Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
cheirinhos
Rudy
1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!
Oi, Nádya.
ResponderExcluirLembro-me desse caso, mas nunca procurei saber detalhes sobre ele.
No livro, com certeza temos a oportunidade de saber com mais detalhes tudo o que se sucedeu, de como ele encarou uma nova realidade de sua vida após algo tão terrível e fatídico.