Fraude Legítima - E. Lockhart

27 de dezembro de 2017

Título: Fraude legítima
Autor: E. Lockhart
Páginas: 280
Ano: 2017
Editora: Seguinte
Gênero: Jovem Adulto, Mistério
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:  
Sinopse: Jule West Williams é uma garota capaz de se adaptar a qualquer lugar ou situação. Imogen Sokoloff é uma herdeira milionária fugindo de suas responsabilidades. Além do fato de serem órfãs, as duas garotas têm pouco em comum, mas isso não as impede de desenvolver uma amizade intensa quando se reencontram anos depois de terem se conhecido no colégio. Elas passam os dias em meio a luxo e privilégios, até que uma série de eventos estranhos começa a tomar curso, culminando no trágico suicídio de Imogen e forçando Jule a descobrir como viver sem sua melhor amiga. Mas, talvez, as histórias das duas garotas tenham se unido de maneira inexorável — e seja tarde demais para voltar atrás.
Resenha: 
"Sim, é verdade que você é violenta. Até mesmo brutal.Mas esse é seu trabalho e você é qualificada de uma maneira única, e isso te torna sexy."
A história começa com Jules, uma mulher que claramente está fugindo de algo ou alguém, num hotel luxuoso usufruindo de tudo que parece merecer, até que uma mulher misteriosa puxa conversa e ela logo percebe que precisa correr contra o tempo se quiser escapar.

Mas para podermos entender o porquê de Jules está sendo perseguida, iremos voltar no tempo, ou seja, a narrativa da historia irá voltar sempre um pouco para que possamos compreender melhor (ou não) as ações de nossa protagonista.

Jules fica órfã ainda pequena e quando encontra os corpos de seus pais no jardim, mortos a tiros, ela tenta sobreviver sozinha em casa, até que após uma semana uma suposta tia a recruta para uma suposta organização da qual seus pais faziam parte.

"Se pelo menos pudesse voltar no tempo,poderia ser uma pessoa melhor. Ou uma pessoa diferente. Seria mais ela mesma. Ou menos.Não sabia o quê,porque não tinha mais certeza de qual era a forma do seu verdadeiro eu."
Jules conhece Imogem, uma típica herdeira rica que fora adotada e que não sabe o que fazer com sua existência por assim dizer, o que deixa Jules intrigada e ao mesmo tempo ansiosa para que a amizade entre elas dê certo.
"Mas depois aqueles  livros começaram ame dar náuseas. As heroínas estavam felizinhas o tempo todo. O exato paradigma da abnegação feminina."
Fraude Legítima tem uma narrativa um tanto confusa no começo, mas após passada a estranheza, você não conseguirá largar o livro até que descubra o porquê Imogem se suicida (não é spoiler rsrsrs) e quem realmente é Jules .
"-Quero dizer...nossas piores ações nos definem? Ou somos melhores  do que as piores coisas que já fizemos?"
Essa edição da editora Seguinte está linda, a diagramação bem feita e uma capa instigante que combina com a história.Se você já leu Mentirosos da mesma autora, já sabe que irá se surpreender com o desfecho da história. Mas se não conhece a escrita de E. Lockhart, ler Fraude Legítima será uma experiência sensacional se gosta realmente de mistério e personagens com o caráter bem duvidoso.

Então é isso, até a próxima 🖖

11 comentários

  1. Ainda não tive o prazer de conhecer as letras da autora, mas Mentirosos eu me recordo bem do tanto de resenhas positivas que o livro alcançou.
    Fraude eu já li resenhas dos dois lados, negativas e positivas e creio que só vá conseguir de fato criar minha opinião, quando de fato, o ler.
    Parece realmente uma história confusa,mas que como um quebra cabeças, tudo vai se juntando aos poucos.
    Espero poder ler em breve, já que o livro está na listinha de desejados tem um tempo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Fiquei bem interessada nessa história por ser de quem é. Li aquele outro livro e adorei, agora fiquei ansiosa pra conhecer essa história. E nossa, tem uns temas pesados aí. Suicídio sempre me deixa com aquela curiosidade e tristeza pra entender o porque, com certeza iria ficar ali tentando desvendar isso também. Narrativa confusa parece até marca de escrita então porque o outro que li o começo dele foi um tanto confuso também. Mas depois que a gente pega o ritmo fica legal. Se esse for assim também talvez não veja problema. A trama parece fácil de gostar, ao menos já me deixou bem curiosa pra ver o que tem ali.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Karla. É bom tentarmos desvendar o mistério que envolve um assassinato (ou que motiva o suicídio de alguém) que está ligado ao passado. Eu particularmente ficaria curiosa e ansiosa!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro Mentirosos, aquele livro me quebrou... Não conhecia e não havia visto resenhas de nenhuma outra obra da autora, essa foi uma surpresa.
    A premissa da história parece ser criativa, como o que experimentei com o outro livro, embora não tenha me instigado tanto. O tema suicídio me chamou atenção, além de focar na história das amigas - a maioria dos livros que li cria amigas apenas como coadjuvantes, explorar a amizade feminina realmente necessita de demanda. Mal posso esperar pra me surpreender com esse final! bjs.

    ResponderExcluir
  5. Karla!
    Já gostei de ver que o livro não é mais do mesmo e a trama é bem intrigada, nos instigando a leitura.
    Personagens com habilidades e caráter duvidosos é intrigante.
    Muito bom ver mais um livro que cria anti heroínas, deve ser cheio de ação.
    É a primeira vez que vejo um livro começar do final para o começo, e por ser diferente, deve mesmo causar estranhamento, mas no mundo literário, gosto quando há inovação.
    Um Novo Ano repleto de realizações!!
    “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu fiquei confusa com esse livro por causa da capa, mas pela resenha me pareceu um livro muito interessante, com uma historia bem envolvente e cheio de mistério. Eu fiquei um tanto curiosa por ele!

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro! Parece ser intenso e misterioso na medida certa. Seria bom que a protagonista não fosse lerda, porque já deu de homem salvar a pátria. A capa é linda, mas não condiz com o livro, o talvez signifique algo em relação a história. Estou curiosa para ler

    ResponderExcluir
  8. Fraude Legitima já estava na minha lista de leitura e depois de ler essa resenha quero ler ainda mais o livro.
    Eu li Mentirosos e eu amei, a narração parece ter alguma semelhança pelas citações.
    Mal posso esperar para ler.

    ResponderExcluir
  9. tô louca para ler esse livro da autora, até pq até hoje só li Mentirosos e quando li foi uma das melhores leituras, então estou cm altas expectativas com relação à esse livro, espero gostar.

    ResponderExcluir
  10. Impossível uma pessoa que leu o livro mentirosos autora não se interessar nesse livro a escrita dela simplesmente grande você do início ao fim

    ResponderExcluir
  11. Oi, Karla!!
    Gostei da premissa da estória e fiquei bem curiosa para saber por que Imogem acabou se suicidando e por que sua amiga Jules esta sendo perseguida. E, também estou bem interessada em ler outro livro da E. Lockhart, pois li Mentirosos e adorei!!
    Bjoss

    ResponderExcluir