Deuses Renascidos - Sylvain Neuvel

31 de dezembro de 2017

Título: Deuses Renascidos
Autor: Sylvain Neuvel
Páginas: 390
Ano: 2017
Editora: Suma de Letras
Gênero: Ficção Científica
Adicione: Skoob
Onde Comprar: AmericanaSaraiva | Amazon
Nota:  
Sinopse: Ainda criança, Rose fez uma descoberta inacreditável: uma gigantesca mão de metal, escondida nas profundezas da Terra. Já adulta, ela dedicou sua brilhante carreira científica a resolver os mistérios que envolviam o artefato. Por que um robô gigante de origem desconhecida estava enterrado em pedaços ao redor do mundo? Anos de investigação renderam respostas intrigantes e perguntas ainda mais complexas. Mas a verdade está mais perto do que nunca, agora que um segundo robô, mais titânico que o primeiro, se materializou na Terra. E, quando outras máquinas colossais pousam no planeta, a humanidade vive seu pior pesadelo. Rose e seu time do Corpo de Defesa da Terra tentam impedir a invasão. É possível virar o jogo, se conseguirem desvendar os últimos segredos de uma avançada tecnologia alienígena. A arma mais poderosa da humanidade é seu conhecimento — e esta é uma batalha de vida ou morte pelo controle da Terra... e talvez até das estrelas.

Resenha:
Depois do final de Gigantes Adormecidos, que me deixou extremamente curiosa, Deuses Renascidos começou com um prólogo que me chamou muito a atenção e já me deixou com as expectativas elevadas. É um trecho do diário de Eva Reyes, que é uma criança que tem visões.
[...] Mas eu sei que não são só pesadelos. Agora passei também a sonhar acordada. Hoje na escola vi tudo de novo e comecei a gritar. Tenho esse mesmo pesadelo há meses. Todo mundo está morto. Todo mundo... Milhares de mortos nas ruas, corpos espalhados pela cidade inteira. Eu vejo meus pais dentro de casa, deitados no meio de uma poça de sangue. Essa parte eu ainda não contei a eles. Hoje tinha uma coisa diferente no sonho. Eu vi um robô, parecido com a Têmis: uma mulher de metal caindo nas nuvens.
Além desse prólogo, o livro começa com uma cobertura jornalística sobre a cidade de Londres, no qual surgiu no meio de um parque, um robô semelhante a Têmis. Ele recebeu o nome de Cronos, por possuir semelhança com o sexo masculino, além de parecer mais avançado.

Todo o parque foi recuado e o robô não se mexeu por um tempo. Porém, tudo muda até que tanques e alguns veículos são enviando para combate-lo. O que eles não imaginavam, é que Cronos iria se defender, resultando em destruição. Metade da cidade de Londres virou pó e milhares de pessoas morreram...

Deuses Renascidos foi um livro que me deixou ansiosa para descobrir o que aconteceria e para saber como o autor iria finaliza-lo. Assumo que houve partes que me deixaram entediada porém, logo após algo acontecia e me envolver na história novamente.

Os personagens também foram responsáveis por me deixar presos na história. Kara e Vincent, por exemplo, que ficaram responsáveis por controlar Têmis, foram os que eu mais gostei por continuarem divertidos, mesmo em situações extremas. O entrevistador, responsável por quase toda a história de Têmis, continuou se mostrou misterioso sobre quem ele é e também é um dos meu favoritos, por sempre saber como lidar com situações complicadas.

A Dra. Franklin, que descobriu a mão de Têmis quando era criança, durante esse livro está muito diferente. Durante a história é explicado o que aconteceu, porém eu não consegui me apegar a ela. Eva Reyes, a criança do prólogo, me chamou muito atenção por visualizar tudo o que irá acontecer por causa dos robôs. E também por outros motivos que não posso revelar (segredo).

A história, de modo geral, é muito envolvente e me deixou extremamente curiosa e ansiosa para o que aconteceria. Porém, o final não foi tão interessante quando o do primeiro livro. Ainda sim, Deuses Renascidos se tornou um dos melhores livros que eu li durante o ano. A diagramação está impecável e a capa está tão bonita, quanto a do primeiro livro. Parabéns a Suma de Letras por isso.

Recomendo demais a leitura e estou ansiosa pelo terceiro livro da trilogia!

9 comentários

  1. Namoro essa trilogia desde que começaram os burburinhos sobre o primeiro livro e não li nada negativo que fizesse algum leitor não desejar o segundo e o terceiro.
    Apesar de não ser muito meu forte em leitura, o tema me agradou bastante, pelos personagens fortes e claro, o enredo que não deixa pontas soltas!
    Acho que quando bem escrita, uma ficção científica tem esse poder, de cativar o leitor.
    As capas também são um show à parte!
    Lerei em breve!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da ideia desse primeiro livro e pelo que vi acho que iria gostar, a trama parece bem envolvente mesmo. Se nesse segue o mesmo ritmo pode ser bem legal também. Ir descobrindo as coisas, as novas perguntas e curiosidades que surgem...
    Mas achei legal mesmo os perosnagens. São o que dão aquela graça boa pra história, eles parecem bem feitos e ficar fácil ficar ali torcendo, esperando pra saber o que vão fazer em seguida e essas coisas. E essa criança aí deve chamar atenção mesmo porque pelo que faz quem não fica curioso?! Queria entender o que ele visualizou, os segredos que não disse xD
    Só dá vontade de ler mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Alienígenas querendo invadir a Terra? Quero saber como a humanidade vai se defender, mesmo com tamanha destruição. Só lendo pra saber, né? Quero muito ler, e que bom que a série é independente!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carolina!
    Nossa essa trilogia promete muito, gosto bastante de livros de ficção científica e desde o primeiro livro estou curiosa para descobrir sobre esses robôs gigantes. Pelo que vi o segundo livro também é muito bom! Sem dúvida vale a pena fazer essa leitura.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Wow! Parece incrível! Ficção científica e robôs é muito bom, nunca me aventurei em livros assim, mas esse me instigou. Que bom que é trilogia, um bom tempo para desenvolver bem a história.

    ResponderExcluir
  6. Eu já vi muita gente falando esse livro no escuro e no Instagram Editora mas eu nunca me interessei no livro Até que não sabia sobre o que era mas eu sempre ficava namorando essa capa que sinceramente eu achava muito linda

    ResponderExcluir
  7. Primeira vez que ouço sobre essa trilogia e já estou apaixonada, já quero ler. A idéia parece um pouco de anime. Pelo que eu entendi: robôs caíram na terra e estão destruindo tudo, mas também há roubos como essa tal de Temis que é "controlada" por humanos? Ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia essa trilogia, por isso fui obrigada a dar um pulinho na resenha de Gigantes Adormecidos. Essa ficção científica parece ser incrível! A premissa e as capas são maravilhosas, a única coisa que li com robôs foi o livro de contos Eu, robô do Asimov, além de vários filmes - que eu me lembre, ao menos - e fiquei bem curiosa para conhecer mais desse mundo. Vou esperar a resenha do último livro. Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Carolina!
    Não li o livro anterior, embora goste de uma boa ficção.
    Fiquei triste por dizer que alguns trechos a leitura ficou entediada, porque um livro de ficção assim, sem movimentação, é até esqisito, né?
    Ainda assim, como tem novas descobertas e é a continuação, quando puder, quero fazer a leitura.
    Desejo uma semana abençoada e Um Novo Ano repleto de realizações!!
    “O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos ter um ano novo. É que nós deveríamos ter uma alma nova.”(G. K. Chesterton)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir