Coração de Tinta - Cornelia Funke

24 de dezembro de 2017


Título: Coração de Tinta
Autor: Cornelia Funke
Páginas: 456
Ano: 2014
Editora: Seguinte
Gênero: Infanto juvenil
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:      
Sinopse: Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. Quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado 'Coração de Tinta'. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.


“Saboreie cada palavra, Meggie, a voz de Mo sussurrava dentro dela. Deixe-as derreter na boca. Está saboreando as cores? O vento e a noite? O medo e alegria? E o amor. Saboreie, Meggie, e tudo despertará para a vida.”
Resenha: O que dizer desse livro fascinante?
Estou até agora boquiaberta com a imaginação dessa escrita, a quem ainda não tinha ouvido falar. Cada palavra, frase e parágrafos construídos são cenários e personagens que ganham vidas assim que lemos. Não esperava ter me encantado tanto apesar de amar livros desde muito pequena. Esse realmente é um livro para qualquer idade e que nos faz sonhar acordados. Deu-me muitas vezes impressão que uma pessoa de tempos antigos está nos contado histórias que não estão impressas e sim que foram passadas de geração a geração.

A personagem que narra a história e por quem nos encantamos é Meggie. Uma pré-adolescente de 12 anos, cujo pai é cuidador de livros, ou melhor, restaurador de livros e o qual tem um amor enorme por eles.
“Onde se queimam livros, em breve passarão a queimar pessoas.”
O que faz Meggie também ser uma leitora voraz e ter um baú cheio deles. Porém o que Meggie não sabe é que seu pai tem um dom muito especial. Ele assim que lê cada frase ou parágrafos dá vida aos personagens, literalmente.

Um dia quando Meggie está em seu quarto ela olha pela janela e vê um homem bem exótico e que não para de olha-la pela janela. Então ela chama seu pai que diz que eles são amigos e que tem negócios a tratar. Meggie desconfiada vai atrás mais não consegue ouvir muita coisa e o que não é nada bom para sua fome de curiosidade.

Entretanto, esse homem quer um livro que seu pai tem, porém ele não quer dar, pois Capricórnio não só quer o livro para ele, mas também quer que ele leia o livro a fim de trazer personagens nada amigáveis à vida.

Muitas aventuras, perigos e histórias que hora parecem reais, hora parecem irreais, vão acontecer.

Outra coisa que me deixou bem feliz, além da narrativa, foram os personagens. Cada um a sua maneira  são sempre bem convincentes além de muito bem estruturados.

Concluo que esse livro vale muito a pena ser lido e que cada um vai tirar belas histórias e irá aguçar sua imaginação de uma forma muito boa e positiva. Qualquer criança irá se sentir familiarizada com os personagens e o mundo criado pela autora! Leitura super recomendada!

11 comentários

  1. Uau, trazer personagens à vida é algo muito fantasioso e ao mesmo tempo, fantástico! Tem o lado bom e o lado ruim, né? Não conhecia o livro!

    ResponderExcluir
  2. Ahh eu lembro desse filme e sempre que vejo o livro tenho uma vontade doida de ler porque qual leitor não vê uma história assim e não se encanta? Personagens ganhando vida? Toda aventura e loucura dessa história? Chama atenção de cara. E são livros que já vi tanta coisa boa que sei que iria gostar. Serve pra qualquer idade mesmo e tem uma trama bem interessante. Precisava ler alguma hora.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro essa autora, apesar de só ter lido dois livros dela: O senhor dos ladrões e o primeiro livro do Coração de Tinta. É um clássico que deveria ser lido por todos. Essa edição deve ser mais recente, pois o livro foi publicado lá em 2006. Estou ansiosa para ler os outros livros da série, adoro o tom poético que ela descreve os livros. Inclusive, tem uma adaptação para filme que passava na Globo com frequência, mas não é tão boa. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Desde que esta série foi lançada, namoro estes livros. Confesso que meio que esqueci essa vontade, até ver a primeira adaptação no cinema, fiquei um pouco decepcionada,mas nada que tenha tirado os méritos do filme não. Vale muito a pena ver sim, eu que fui com expectativas demais e elas não foram supridas.
    A magia, a aventura, a união, talvez sejam estes os pontos altos dessa história que já cativou muitos leitores!
    Lerei com certeza em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Raquel!
    Não tive oportunidade de ler o livro ainda, mas por sua resenha, devo dizer que o filme, o qual já assisti, é bem fiel ao enredo apresentado aqui e portanto, quero fazer a leitura do livro.
    Uma semaninha abençoada na paz do Senhor e FELIZ NATAL!
    “Celebrar o Natal é crer na força do amor, é isto que transforma o homem e o mundo. Feliz Natal!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Eu já li esse livro e eu o adorei, só não gostei muito das continuações. Acho que nem terminei a trilogia.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu já assistir ao filme que me parece a adaptação desse livro. No momento não sabia que existia o livro mas gostei muito de saber, com certeza irei procurar para ler.

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro! Amei o filme é como é regra geral, o livro é mil vezes melhor. A criatividade da autora tem uma imaginação incrível para criar um livro assim

    ResponderExcluir
  9. Não cheguei a ler coração de tinta mas assistir ao filme que pelo que soube não tem muita coisa a ver com o livro e não mente assim as adaptações de obras literárias aos cinemas sempre são uma porcaria

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kaquel!!
    Nossa estou de olho nesse livro já tem um bom tempo desde que assisti o filme na sessão da tarde!! Amei a estória e sem dúvida o livro é melhor ainda!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  11. Não gostei muito desse livro não, fui obrigada a ler no colégio, acho que peguei um pouco de raiva dele.

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir