A Arte de Correr na Chuva - Garth Stein

13 de dezembro de 2017

Título: A arte de correr na chuva
Autor: Garth Stein
Páginas: 208
Ano: 2016
Editora: Paralela
Gênero: Drama
Onde comprar: Saraiva
Adicione: Skoob
Nota:             
Sinopse: Enzo sabe que é um cachorro diferente. Quase humano, passa horas filosofando e é obcecado com televisão: aprende tudo por lá. Além disso, presta muita atenção nas palavras de seu mestre, Denny Swift, um piloto de corridas. Enzo aprendeu muito sobre o que significa ser um humano com Denny. A vida, assim como a corrida, não é apenas sobre a chegada. As técnicas para a pista podem ser aplicadas a todas as etapas da vida.

Agora, prestes a morrer, Enzo reflete sobre tudo pelo qual já passou com sua família humana. Os sacrifícios que Denny fez para ser bem-sucedido, mesmo após a morte de sua esposa, Eve; assim como as dificuldades em ser pai de Zoë. Apesar de estar ciente de suas limitações, Enzo ainda consegue ser o herói da família Swift. Uma história comovente sobre lealdade, esperança, família e amor.

Resenha:
"O que você manifesta, surge à sua frente."

A história é narrada por um personagem inesperado: Enzo, um cachorro uma mistura de pastor com poodle, embora ele duvide disso. Ele sabe que sua curta vida está chegando ao final então começa a relembrar sua vida desde que era um filhote.

Ele vivia num fazenda antes que Denny o adotasse. Logo que fora adotado, eram somente ele e seu dono, que era piloto de corrida. Enzo gostava da sua vida e rotina junto a Denny, porém Eve acaba por entrar em sua vida e ele teme que agora tenha que dividir o amor e atenção de seu dono com ela.

"Tentava não demonstrar, pois sabia como Denny estava apaixonado por ela.Mas admito que não aceitei muito bem sua presença. E, assim ela não aceitou muito bem a minha."

Tudo muda quando Zoe, filha de Denny, nasce. Enzo se torna superprotetor dela e brinca sempre que pode com Zoe, fazendo-se até mesmo de cachorro bobo que corre atrás de objetos.

Enzo é uma cachorro diferente, gosta de assistir TV e sabe muitas coisas,  acredita que se tivesse um aparelho parecido com o de Stephen Hawking poderia se comunicar conosco.

Ele até mesmo consegue perceber que há algo errado com Eve, antes mesmo que ela caia doente...

Enquanto ela tem suas crises, é ele que a acompanha e fica ao seu lado, enquanto Eve grita  e se encolhe no chão, Enzo tentar lhe dar conforto.

"Demônio.Gremlin.Poltergeist.Espectro.Fantasma.Espírito. Sombra.Aparição.Diabo.Por terem medo deles, as pessoas relegam sua existência às  histórias,às pilhas de livros que podem ser fechados e colocados de volta na prateleira ou deixados para trás num banco de praça qualquer;elas fecham os olhos com força para não terem de encarar mal algum."

Enzo testemunha todo o sofrimento de seu dono, quando perde a esposa e a guarda de sua filha é dada aos avós maternos. 
Ele não tem medo de morrer, porque sabe que sua alma é humana, e que irá renascer como tal. Mas será que Denny, após tantas perdas ficará bem? Enzo se preocupa com seu humano, mas infelizmente sabe que sua hora está próxima...muito próxima.
"Vejo televisão,ouço dicas de como me comportar e aprendo a reagir frente a determinadas situações.Na minha próxima vida quando renascer novamente como humano,já serei praticamente um adulto no instante que sair do útero,por causa de toda preparação que fiz."
Uma história tocante entre o cachorro e seu dono, e como seu olhar e seus conhecimentos sobre nosso mundo o influencia de um modo que não imaginamos.
Enzo narra sua história de forma belíssima se utilizando de analogias e metáforas sobre corridas de carro, ele deixa claro que nem sempre podemos ganhar, mas com persistência podemos prever o que surgirá na nossa frente, assim como Denny se sai bem em corridas na chuva também podemos passar pelos obstáculos que entram em nossos caminhos.
Só digo uma coisa: leiam, leiam e leiam. Mas preparem a caixa de lenços ok?

Então é isso, até a próxima 🖖

13 comentários

  1. Me lembrou tanto Quatro Vidas de um Cachorro! Eu adoro livros e filmes assim, que trazem essa relação de bichinhos que vivem conosco e nós, muitas vezes, solitários e desamparados, com nossas tristezas e decepções!
    A história parece realmente comovente e se tiver oportunidade, quero muito poder ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Parece uma história fofa e confesso que tenho lá minha queda por histórias com animais, que contam a história ou algo assim. Parece ser bonita essa. Fazer pensar, se emocionar ^^

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, a história parece ser incrível, divertida e emocionante, com certeza vou precisar dos lenços.

    ResponderExcluir
  4. Mana livro com cachorro pra mim é batata, eu lembro quando li Marley e eu a olho vou te contar que chorei horrores. Eu não lembro se já li livros em que são narrados pela animal mas posso afirmar que me interessei por esse aqui e já vou dar uma olhada no preço. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Eu querooooooo! Já vai entrar pra minha lista de desejados! Muito surreal e legal ler um livro sobre a visão de um cachorro! Fantástico saber tudo o que ele pensa, tudo o que sente!

    ResponderExcluir
  6. Karla me emocionei com sua resenha, eu não conhecia a o tá e já estou aqui apaixonada, qro mto ler!!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  7. Que interessante, não conhecia essa história! Que criativa, afinal, é narrada por um cachorro que possui consciência da própria existência e possui um personagem que é piloto de corrida! Parece ser emocionante, a capa evoca um sentimento de nostalgia e tristeza. Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Ai mds. Livros e filmes com cachorros sempre me fazem chorar. E todos eu quando eu acabo de ler/assistir tornam experiencias incríveis. Que livro fofo, parece linda a história. Vou adicionar na wishlist :')

    ResponderExcluir
  9. Karla!
    Já gostei de ver que o protagonista é um cachorro e que aompanha as fases na vida de seu dono. Na verdade achei que o autor quis trazer alguns questionamentos de vida um tanto quanto filosóficos, o que enriquece ainda mais a leitura.
    Uma semaninha abençoada na paz do Senhor e FELIZ NATAL!
    “Celebrar o Natal é crer na força do amor, é isto que transforma o homem e o mundo. Feliz Natal!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. É um livro voltado para reflexão e questionamento, o interessante é o cachorro na história, bem diferente. Não curto livros assim, mas achei bem legal, e muda um pouco o que estamos acostumados em ver, sempre o personagem principal ser uma pessoa.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Porque livros que é narrada por cachorros me encanta?! Esse com certeza terá uma historia muito fofa e triste, tem uma premissa muito boa e já anotei na listinha.

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus que lembro mais fofinho é esse eu ainda não estou emocionalmente recuperada do livro Quatro Vidas de um cachorro mas meu Deus eu tenho que ler esse livro

    ResponderExcluir
  13. Oi, Karla!
    Adoro livros assim, que o personagem principal e algum animalzinho, acho super tocante o que eles tem para nos passar!! Sem dúvida vou amar esse livro!!
    Bjoss

    ResponderExcluir