Autor: Dinah Jefferies
Páginas: 432
Ano: 2017
Editora: Paralela
Gênero: Ficção, Literatura Estrangeira, Romance
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota:
Sinopse: Um homem atormentado por seu passado. Uma mulher diante da escolha mais terrível de sua vida.
Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurence, no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império.
Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos.
Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.
Resenha: O Perfume da Folha de Chá é um romance histórico, ambientado no Sri Lanka em 1925, escrito por Dinah Jefferies e publicado pela Editora Paralela, da Companhia das Letras
Gwen é uma moça de dezenove anos que vivia feliz com seus pais na Escócia, até que conheceu Laurence, o proprietário de uma das fazendas de chá mais prósperas de todo o império, que vivia no Ceilão, um lugar estranho, com gente estranha e uma língua que ela não compreendia, além do mais Laurence tinha trinta e sete anos e seu pai não gostou muito dessa união, por causa da diferença de idade e por saber que a filha iria viver tão longe da família em que cresceu.
Mas ela casou, ele voltou para o Ceilão a fim de preparar a chegada da esposa e tempos depois ela vai encontrá-lo. Chegando lá o marido está atrasado e ela conhece Ravi, um simpático local que a ajuda e a leva a um hotel, para que não fique esperando o marido sozinha, na rua. Quando Laurence chega, não fica muito contente por ela conhecer justamente Ravi, mas a coisa pára por aí e por hora ele esquece o assunto.
Eles tiveram uma - ótima - lua de mel na Escócia e ali, hospedados no hotel, têm outra. Mas ao chegar na fazenda, tudo muda, Laurence fica frio e distante e nem dorme no mesmo quarto da esposa! A Procura de vez em quando e até é bem carinhoso, mas não é mais o mesmo homem que ela conheceu. O tempo passa e Gwen acaba meio que se adaptando àquela vida diferente. Os empregados da casa são arredios e é difícil para ela fazer-se obedecer no começo, além disso a irmã de Laurence parece que só vive para incomodá-la.
Laurence é viúvo e aos poucos ela vai pescando uma e outra coisa, vai descobrindo sobre o passado do marido e vai montando as peças do quebra cabeças até começar a entender o marido, que hora é muito carinhoso, hora é completamente arredio.
Gwen engravida e agora parece que ela finalmente será feliz com Laurence, entre montar o quarto do bebê e administrar a casa, o tempo passa e ela descobre que espera gêmeos. Quando os bebês nascem a vida dela desmorona de vez, algo terrível acontece e ela vai ter que escolher entre esconder a verdade do marido e sofrer sozinha, apenas com a ajuda de Naveena, que havia sido aia de Laurence e é completamente fiel à nova patroa ou contar a verdade ao marido e ver seu casamento acabar de vez.
Não vou contar o que aconteceu porque esse é o grande mistério do livro, só posso dizer que o li todinho até finalmente, ter uma explicação, porque eu mesma, não tinha nenhuma.
Será que apesar de todos os problemas que Gwen enfrenta: uma cunhada mimada e perturbada, uma amiga do marido próxima demais, a desconfiança de o que aconteceu para um dos seus filhos nascer "diferente", a divisão de classes que os empregados vivem, um investimento errado de Laurence que pode causar a sua ruína e as descobertas acerca do passado do marido...será mesmo possível ser feliz?
Vamos conhecer uma estória forte e comovente. Um amor lindo e frágil demais. Pessoas que deveriam compartilhar a confiança, não conseguindo confiar umas nas outras. Verdades que, se contadas, evitariam dor e sofrimento. Uma estória de superação, de amor, de amizade e acima de tudo, uma estória onde aprender a confiar é o fundamental para poder amar de forma livre, sem amarras!
É uma leitura forte, aliás, é um tema forte, os percalços que Gwen passa são difíceis de superar e a culpa que ela vai sentir será imensa.
Não é o tipo de leitura que eu dou prioridade, porém desta vez eu resolvi sucumbir à curiosidade que a capa me causou e não me arrependi!
Capa linda aliás, com uma diagramação perfeita é uma leitura que flui maravilhosamente bem, traz personagens muito bem construídos, uma narrativa bem acelerada, que não descreve muito cada cenário - o que não fez falta - afinal o espaço de tempo é bem grande, eu super indico a leitura! Adorei cada página!
Que segredo é esse gente, tô aqui surtando por isso, você me deixou ainda mais curiosa com essa resenha, vou ter que ler o mais rápido possível. Gosto muito de livros com um bom mistério e esse parece um desses.
ResponderExcluirGostei muito da premissa desse livro e ele parece ser daquelas leituras que surpreendem pelas reviravoltas e sentimentos fortes. Os segredos escondidos, a dor, a confiança e o passado dos personagens, todas essas coisas parecem fazer da história algo forte e que deixa no pensamento depois, faz a gente ficar com ela na cabeça. Me deixou bem curiosa essa personagem da Gwen e tudo que ela passa, as coisas que esconde. Acho que a graça do livro todo está nos segredos dos personagens e se isso não deixa um curioso não sei o que mais deixa então! Queria ler.
ResponderExcluirAinda não li nem um livro da autora Dinah Jefferies; Gosto de livros de romance histórico e mistério, então acabei me interessando em ler este livro, fiquei curiosa para saber o que acontece com Gwen, então adicionei este livro em minha lista de leituras e espero conseguir ler ele em breve.
ResponderExcluirOlá, apesar de aparentar ser uma trama com ritmo lento, a estrutura literária bem elaborada da obra deixa o leitor curioso para descobrir o que gera essa bipolaridade em Laurence. Beijos.
ResponderExcluirDenise!
ResponderExcluirQue livro é esse tão carregado de segredos?…
Gostei por vários motivos: se passa no início do século XX e estou na torcida que tenha descrições sobre a época no livro; se passa no Ceilão, um país que pelo menos eu nunca li um livro ambientado lá; a influência da irmã de Laurence sobre ele; o passado com a ex mulher e claro, o que acontece após Gwen ter o bebê…
Desejo uma ótima semana produtiva!
“Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
Cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
Eu consegui esse livro em uma troca, e estou só esperando ele chegar. Eu achei a história desse livro, bem diferente da maioria dos romances históricos que eu leio. E já deu pra perceber que é uma história bem forte mesmo, e com uma trama bem complexa. O livro todo parece ser muito bom, e essa capa está super linda mesmo! Espero gostar desse livro também.
ResponderExcluirBeijos!
Oi Denise.
ResponderExcluirEu li esse livro e confesso que Adorei e assim como você também fiquei pensando em qual desfecho autora daria para esse livro Porque para mim aquilo realmente não tinha explicação Mas enfim o mistério do livro é muito bem trabalhado os personagens são incríveis e essa é uma história realmente muito comovente que mostra bastante como era difícil a vida da mulher naquela época.
Bjs.
Olá!
ResponderExcluirJá tinha lido resenha sobre esse livro, porém não me lembro onde foi. A historia é muito interessante, vemos um casal que vive de uma maneira tão estranha. O livro me deixou super curiosa por conhecer a vida desse casal.
Olá Denise! Esse suspense me mata de curiosidade! É tão estranho ver que antigamente as pessoas se casavam sem nem mesmo ter informações básicas dos (as) parceiros (as). Com Gwendolyn não foi diferente e essa trama cheia de segredos promete muita emoções. Não tenho nem ideia do que possa ser esse segredo, o jeito é ler pra descobrir. Beijos
ResponderExcluirOi Denise.
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro.
Li várias resenhas positivas sobre ele.
Estou mega curiosa para saber como Gwen lida com todas essas questões com o seu marido, os "empregados" e etc.
Essa capa realmente é muito linda!
Bjs
Agora já estou louca para descobrir o que foi que aconteceu que a Gwen não pode contar para o marido; acho bem triste quando acontece de a mulher casar e depois de um tempo o marido se torna alguém totalmente diferente, fiquei curiosa para descobrir mais da história da Gwen e espero poder ler logo o livro.
ResponderExcluirBeijos!
Essa capa é linda mesmo! Também não é o tipo de livro que eu costumo ir muito atrás, mas fiquei bem interessada por todos os segredos que rondam a história. Também achei muito atraente uma história que se passa no Ceilão, nunca li nenhuma descrição do país.
ResponderExcluirBeijos.
Fiquei curiosa com o segredo e do porque um dos filhos nascer diferente e que capa lindissima. Até o título dele me atraiu. Fiquei realmente curiosa com o livro e em saber do passado do marido dela, vou anotar sua dica. Beijos.
ResponderExcluirOi, Denise!
ResponderExcluirGostei muito da resenha e fiquei bem curiosa para saber qual o segredo desse livro!! Amei a capa e a estória!
Bjoss
menina, to doida pra ler esse livro faz mô tempão! não aguça minha vontade assim não!
ResponderExcluir