Autor: Marina Carvalho
Páginas: 328
Ano: 2016
Editora: Globo Alt
Gênero: Romance, Literatura Brasileira
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Cultura | Saraiva
Nota:
Sinopse: "Sabes que nunca me apaixonei, maman, mas se porventura o tivesse feito, seria por alguém como ele?"Resenha: O Amor nos Tempos do Ouro é um surpreendente romance de época escrito por Marina Carvalho e publicado pela Editora Globo Alt.
Cécile Lavigne perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Ela, uma franco-portuguesa que ainda não completou vinte anos, está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo. Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo. Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino.
Cécile é uma francesa de modos diferentes dos padrões convencionais para a época. Uma menina doce, que vive feliz na França com sua família, até que um acidente a deixa sozinha....
O livro começa com Cécile escrevendo uma carta para os pais, coisa que ela faz com certa frequência... seus pais e seus dois irmãos mais novos morreram num acidente, deixando a menina sozinha.
Acontece que ela é solteira e tem só dezenove anos, logo, precisa de um tutor. O único parente vivo dela, um tio que mora no Brasil a trás para supostamente viver com ele. Só que quando ela chega, descobre que foi dada em casamento à um fazendeiro de Minas Gerais.
Seu tio vive no Rio de Janeiro e como ela precisa fazer uma viagem de duas semanas até Minas, por dentro de matas enfrentando animais, índios e todo o tipo de perigo, seu noivo contrata Fernão. Um homem rude, que fez fama e fortuna fazendo todo o tipo de serviços para os fazendeiros locais.
Fernão já antipatiza com ela antes mesmo de conhecê-la afinal, uma moça tão nova querendo casar-se com um fazendeiro velho só pode ser por dinheiro não é? Ela, resignada, vai, não sem antes perder mais um pedaço do seu passado. Seu tio toma para sua esposa a dama de Companhia de Cécile, que a acompanha desde criança.
A viagem segue, com alguns problemas, mas nada de muito grave, a animosidade entre Fernão e Violet é visível, só que, aos poucos, ele começa a perceber que ela não é tão interesseira quanto parece e ela começa a ver que ele não é tão rude assim, e é bonito pra caramba....mas isso tinha mesmo que ser né...hehe...
Num último momento de desespero, Cécile pede que Fernão não a entregue ao noivo, mas ele tem um trato, e tem palavra, então termina o seu serviço e a entrega. Se arrepende no mesmo instante porque o tal fazendeiro além de ser muito mais velho, é arrogante, ruim e trata todos como se fossem inferiores. Para ele, mulher não tem vez, nem para falar se não for solicitada e a força é a solução quando o castigo é necessário.
Apaixonado pela francesa, Fernão organiza a sua fuga. Conseguem, mas com muitas dificuldades e é claro que o "noivo" abandonado vai atrás de vingança. O Casal recém descoberto apaixonado não vai poder viver em paz enquanto não resolver essa questão, e é aí que a estória realmente começa, só que agora eu não vou contar mais nada para não acabar com a surpresa que a leitura nos proporciona!
A estória é ambientada na época do Brasil colonial, quando os portugueses estavam colonizando o Brasil, trazendo escravos, mandando e desmandando, uma época difícil e poderia facilmente ter acabado com a leitura, mas isso não aconteceu, a autora soube conduzir com perfeição e até a linguagem formal usada, que é algo que não vemos sempre, ficou ótima dentro da trama, ficou coerente e não cansativa. Nota-se o trabalho de pesquisa feito.
A Leitura flui de uma maneira bem gostosa e eu adorei! recomendadíssima!!!
Oi Denise, também curti muito essa história e achei visível o capricho da autora para com ela. Foi bem legal acompanhar uma história de época que se passa no Brasil e que me conquistou. A escrita de Marina é bem fluída, e gostei de Cecília e Fernão, a trama tem romance, reviravoltas, ação e tá com uma capa linda <3
ResponderExcluirOI, Denise!
ResponderExcluirTambém estou querendo muito ler esse livro. Quase troquei um dos meus livros no Skoob por esse livro, mas no último instante a outra pessoa desistiu da troca... uma pena, vou ter que esperar um pouco mais! Linda resenha!
Abração!
Drica.
Olá.
ResponderExcluirJá faz um bom tempo que tenho esse livro adicionado a minha lista de desejados. Acho a capa tão bonita e a sinopse me conquistou! Espero ter a oportunidade de ler!
Adorei a indicação. A resenha está perfeita!
Beijos.
Olá, além de contar com uma trama bem construída, os aspectos do Brasil Colônia dão uma autenticidade muito bem vinda ao romance. Beijos.
ResponderExcluirOlá! Esse livro é uma mistura de romance de época com História, uma boa opção para lazer e estudos para o vestibular ao mesmo tempo. Muito bom ver o escritores brasileiros com essa pegada meio nacionalista. Amei o título! Beijos
ResponderExcluirEu também gostei bastante desse livro. Eu já tinha lido alguns livros da Marina Carvalho, mas confesso que não tinha gostado muito deles. Mas pra mim, esse é o melhor livro da autora. Achei que a escrita dela melhorou muito, e gostei muito mais dessa história. E eu também percebi que a Marina fez uma grande pesquisa para escrever esse livro! Com certeza é um ótimo livro!!
ResponderExcluirBeijos!
Oi! Eu não sou fã de romances de época, mas confesso que fiquei super interessada depois de saber que o ambiente do livro é Brasil colonial! Fiquei curiosa pra saber a pesquisa feita pela autora para escrever o livro. Beijoss
ResponderExcluirTenho este livro já faz algum tempo que quero ler este livro, e inclusive já o adquirir, e pretendo ler está obra ainda este ano, e após ler sua resenha fiquei ainda mais cativada. Adoro a época do Brasil colonia, e me infiltrar nesta época por meio deste romance me pareceu envolvente e cativante, mas ainda tem muita crueldade, já que se passa na época da escravidão.
ResponderExcluirParticipe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/
Eu só li o livro Simplesmente Ana dessa autora, e gostei bastante da narrativa dela. Estou com bastante vontade de ler esse livro, eu acho essa história fascinante! E acho que vou gostar também pela história se passar aqui no Brasil e nesse período. Esse livro será uma das minhas próximas leituras =)
ResponderExcluirBjss ^^
Ola!
ResponderExcluirUma romance de época aqui no Brasil é uma fofura, gostei disso. A trama do livro é interessante, tem uma premissa muito boa e com certeza irei amar ler esse livro.