Mestre das Chamas - Joe Hill

18 de julho de 2024

Título:
 Mestre das Chamas
Autor: Joe Hill
Páginas: 640
Ano: 2024
Editora: HarperCollins
Gênero: Ficção, Horror
Adicione: Skoob
Onde Comprar: Amazon
Nota: 
Sinopse: Ninguém sabe exatamente quando ou onde tudo começou, mas uma nova e aterradora praga está se espalhando por todo o país, atingindo as cidades uma a uma: Boston, Detroit, Seattle. Conhecida popularmente por Escama de Dragão, ela é um esporo altamente contagioso e mortal, que deixa os hospedeiros com manchas pretas e douradas na pele antes de fazê-los explodir em chamas.
Milhões de pessoas estão infectadas; o fogo está por todo lado. Não há cura. Ninguém está a salvo. Harper Grayson, uma bondosa e dedicada enfermeira, tratou centenas de pacientes infectados antes de o hospital em que trabalhava arder em chamas. Agora, ela encontra as mesmas manchas em seu corpo. Harper deseja viver ― pelo menos
até que o feto que carrega esteja completamente formado. Mas Harper não está tão sozinha quanto pensa: um misterioso e atraente homem, que veste uma jaqueta amarela, surge em seu caminho.
Conhecido como O Bombeiro, ele anda pelas ruínas de New Hampshire tentando proteger os infectados perseguidos… e vingar os injustiçados. Em seu maior e mais ambicioso romance até o momento, o aclamado escritor Joe Hill cria um mundo que, fora do controle, arde em chamas e explora, de uma forma nunca vista, o efeito combustível do medo e das escolhas desesperadas que fazemos para sobreviver.

Resenha: 

Mestre das Chamas é uma distopia contemporânea recheada de surpresas.

Distopia, porque é meio que o fim do mundo, e embora não seja classificada assim, é como eu vejo e gosto de classificar aqui na minha cabeça deturpada!

Então vamos lá! Harper é uma enfermeira, boazinha e sempre disposta a ajudar, casada com Jakob, que já de cara eu antipatizei, um cara metido a escritor, metido a superior. Sabe aqueles que pensam que são mais inteligentes do que todo mundo? É ele!

Bom, a loucura começa com as pessoas tendo que uma espécie de combustão espontânea, elas começam a desenvolver umas marcas no corpo, que chamam "Escama do Dragão". A partir daí, estão infectadas. Não pegam fogo de cara, mas estão condenadas à isso. Pelo menos é o que todo mundo pensa. A princípio não se sabe como começou, como se espalha ou se algum dia terá fim, mas causa histeria e a primeira coisa a fazer é juntar esses infectados, pouco depois, eliminar. Na cabeça deles a sentença de morte é dada no momento que o primeiro esporo aparece. Simples assim.

Jakob pensa exatamente assim e vou dizer, o cara é a pessoa mais egoísta para se conviver em meio a uma catástrofe dessas! E a Harper boazinha e pateta não percebe isso até que ele resolva que precisa matá-la, já que ela foi contaminada, e o bebê que ela espera.

A partir daí sua vida vira de cabeça para baixo e ela acaba se vendo escondida numa colônia de férias com outras pessoas, é resgatada pelo misterioso bombeiro John e lá sua vida segue normal e numa boa. Eles aprenderam a controlar o fogo, não queimam assim do nada, mais. Só que continuam sendo perseguidos, a ordem é simples, todos os infectados devem morrer. Ponto.

A paz dura pouco, já que muita gente junta não dá certo e a disputa pelo poder acaba sendo maior do que a vontade de viver em paz. Novamente, Harper está fugindo, só que desta vez, não está sozinha. Ainda que Jakob continue atrás dela.

Eles fogem mais uma vez, mais uma vez pensam que encontram um lugar para viver em paz, para mais uma vez estarem errados, isso tudo porque o ser humano é mau. É estupidamente arrogante e na hora do desespero, acha que viver numa sociedade sem lei é o melhor a fazer, mesmo que pareça que estão lá para fazer o bem, não é tão simples assim.

Eu não quero falar muito, porque não quero contar mais do que devo. É tudo muito complexo, a estória é ótima, só que o autor enrola demais, explica demais e ao mesmo tempo, não explica muito. Por exemplo, eu não consegui "me conectar" aos personagens, não consegui dar um rosto à eles simplesmente porque, para mim, faltou descrição mais detalhada deles. Ou seja, ao mesmo tempo que ele espicha um diálogo ou numa situação, ele corre em outros diálogos ou numa descrição.

Enfim, eu não gostei tanto quanto eu esperava por achar que o autor se estendeu mais do que o necessário, 300 páginas estaria perfeito, em contrapartida, eu gostei de outros aspectos. Por exemplo, eles aprendem a controlar o fogo e entram para o brilho, sim, ele brilham e conseguem isso com música! procurei várias das citadas, músicas mais antigas, bem do meu gosto.

Conhecemos também um lado do ser humano que é tão feio, mas que existe, infelizmente. O desespero, o apego à vida faz com que se faça qualquer coisa pra sobreviver, mesmo que por boas intenções a maldade existe, está lá. Assim  como vemos o lado bom de outras pessoas, o lado das que se doam pelos amigos, gosto disso, faz uma boa estória!

O livro é grande, a capa é bem bonita e coerente com o contexto, Mestre das Chamas me surpreendeu, me cativou e me irritou....

Se eu recomendo? Mas claro! Achei extenso sim, mas é uma leitura que eu faria novamente, daqui a bastante tempo...mas faria!

Nenhum comentário

Postar um comentário